Nuvens grandes, densas e escuras provocam rajadas de vento no Ceará

As rajadas de vento percebidas com mais intensidade na última semana, em todo o Ceará, acompanham nuvens de grande desenvolvimento vertical chamadas de “cumulonimbus”, conhecidas como “nuvens de tempestade” e favoráveis à formação de raios.

As Cumulonimbus estão associadas a descargas atmosféricas e chuvas relativamente fortes — Foto: Gustavo Pellizzon

O fenômeno é diferente do vivenciado durante o período de ventos fortes no estado, que tem pico nos meses de agosto e setembro. Essa temporada é marcada não pela ocorrência de chuvas, mas pela maior intensidade e constância dos ventos alísios após o fim da quadra chuvosa, que acontece em maio.

O meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), David Ferran, explica que as cumulonimbus estão associadas a descargas atmosféricas e chuvas relativamente fortes. Os ventos trazidos por ela “são muito localizados e de curta duração, geralmente de alguns minutos”, e têm velocidade em torno de 50 km/h.

Velocidade do vento

Mesmo com velocidade considerada “fresca”, segundo a Escala de Beaufort, deslocamentos de ar entre 42 km/h e 47 km/h foram capazes de derrubar árvores e arrancar telhados em Fortaleza. Em uma semana, a Prefeitura removeu 29 árvores caídas na capital cearense. Em todo o mês de janeiro, foram 49, segundo levantamento realizado até o último dia 27 pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor).

A Escala de Beaufort indica ainda que, a partir de 60 km/h, galhos de árvores podem ser partidos. Após 75km/h, podem ocorrer pequenos danos em construções.

David Ferran detalha que as rajadas se formam a partir de um contraste de ar seco com o ar frio que chega com a chuva. No Ceará, “todas as regiões são propícias a esse tipo de sistema”, garante o meteorologista. O modelo é diferente dos ventos fortes característico do segundo semestre, quando é comum o registro de velocidades de até 60 km/h. De acordo com David Ferran, aqueles “são mais constantes e não provocados por nuvens de chuva, mas pelos ventos alísios, que têm característica de longa duração”.

Previsão

Conforme a Funceme, o Ceará tem cenário favorável a chuvas até esta quarta-feira (29). Os meteorologistas indicam expectativa de precipitações no norte da região Nordeste, principalmente no interior do estado. O fator para o aumento é a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas), corredor de umidade que está atuando na porção sul da região.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Fortaleza possui previsão de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva isolada até o próximo sábado (1º). Os ventos devem ser de fracos a moderados, e a temperatura pode oscilar dos 24 ºC aos 33 ºC.

Fonte: G1 – CE
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: