Eleições 2024

Governo do Ceará decreta ponto facultativo no dia 17 de abril

Medida antecede o feriado da Paixão de Cristo e amplia o recesso da Semana Santa

Foto: Ascom / CMFOR

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nesta sexta-feira (11/04) que o dia 17 de abril, próxima quinta-feira, será ponto facultativo em todo o estado. A medida foi oficializada por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado e divulgada nas redes sociais do chefe do Executivo.

Tradição religiosa e recesso prolongado

A decisão, segundo o governador, visa respeitar a tradição cristã e o período de reflexão da Semana Santa. Com isso, os servidores públicos estaduais terão um recesso prolongado, já que na sexta-feira (18/04) é feriado nacional da Paixão de Cristo, e a segunda-feira seguinte (21/04) também será feriado, em alusão ao Dia de Tiradentes.

“Informo aos cearenses que decretei ponto facultativo na próxima quinta-feira, 17 de abril, em respeito à tradição e fé cristãs. Momento de reflexão e oração pelas famílias do nosso Ceará e do país”, publicou Elmano de Freitas.

Serviços essenciais serão mantidos

O governador garantiu que a medida não afeta serviços considerados essenciais, como segurança pública, saúde, abastecimento d’água, entre outros. O decreto assegura que os cidadãos continuarão a ser atendidos normalmente nessas áreas, mesmo durante o recesso.

Prefeitura de Fortaleza ainda não se posicionou

A Prefeitura de Fortaleza ainda não confirmou se adotará ponto facultativo na mesma data. A expectativa é que um anúncio seja feito nos próximos dias, o que pode estender o recesso também aos servidores municipais da capital.

Semana Santa com recesso estendido

Com os feriados dos dias 18 e 21 de abril e a possibilidade de emendar o ponto facultativo da quinta-feira (17), trabalhadores do setor público e privado podem ter até cinco dias de descanso neste mês de abril.

Zeudir Queiroz