A Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia) registrou chuvas em 63 municípios do Ceará entre às 7h de segunda-feira (27) e às 7h desta terça-feira (28). A maior precipitação foi na cidade do Crato, no Cariri cearense, com registro de 62 milímetros. Já o segundo maior índice foi anotado em Fortaleza, com 61,4 milímetros, no posto localizado no bairro Pici.
Na segunda-feira (27), a Funceme já havia alertado sobre o aumento da nebulosidade em todo o Ceará ao longo desta semana e a possibilidade de chuva no litoral de Fortaleza. As precipitações, mais expressivas, estavam previstas para atingir a região do Cariri, sul da Jaguaribana e sul do Sertão Central e Inhamuns durante o período da noite e madrugada. Para as demais regiões, esperava-se chuvas isoladas de intensidade fraca durante os períodos da madrugada, manhã e tarde.
As áreas de instabilidade originadas do leste do Nordeste, a formação de um novo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e os efeitos de brisa (terrestre e marítima) foram apontados como responsáveis pelas chuvas previstas. Vale ressaltar que essas precipitações podem estar acompanhadas de raios e rajadas de vento.
A previsão para as tardes de terça-feira e quarta-feira indicava temperaturas máximas entre 31 e 35°C em alguns municípios, especialmente nas regiões da Jaguaribana, do Sertão Central e Inhamuns, do Cariri, do Litoral Norte e da Serra da Ibiapaba. Enquanto nas madrugadas e início das manhãs, as temperaturas mínimas ficariam entre 19 e 22°C nas áreas de serra do Maciço de Baturité, na Serra da Ibiapaba, no Sertão Central e Inhamuns, e no Cariri. Em Fortaleza e Região Metropolitana, as temperaturas máximas seriam em torno de 32ºC, com mínimas de 24ºC.
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024