Fiscalização nas faixas de ônibus tem início amanhã

Durante o primeiro mês, infratores receberão apenas uma notificação educativa; depois, a multa será de R$ 53,20

As avenidas Santos Dumont e Dom Luís contam com três faixas para veículos particulares, uma faixa exclusiva para ônibus e uma ciclofaixa FOTO: TUNO VIEIRA
As avenidas Santos Dumont e Dom Luís contam com três faixas para veículos particulares, uma faixa exclusiva para ônibus e uma ciclofaixa
FOTO: TUNO VIEIRA

A partir de amanhã, as faixas exclusivas para ônibus das avenidas Dom Luís e Santos Dumont passam a ser fiscalizadas. Com a implementação do binário entre as duas vias, a faixa mais à direita em cada pista será de uso exclusivo para ônibus, vans e táxis. No primeiro mês de funcionamento do equipamento, a fiscalização será realizada em caráter educativo. Dessa forma, infratores que desrespeitarem as regras receberão uma notificação, mas não serão multados.

De acordo com a assessoria de comunicação da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), os veículos particulares só podem utilizar as faixas exclusivas para ônibus para realizar uma conversão à direita ou entrar em algum estabelecimento, respeitando a sinalização existente. As faixas são diferenciadas por uma linha de separação azul.

No entanto, deve-se observar o limite máximo de 100 metros de distância percorrida, o que também configura a distância aproximada entre os postes onde se localizam as câmeras de fiscalização, que registram as placas dos veículos. Sendo assim, aqueles motoristas que forem flagrados utilizando a faixa exclusiva dos ônibus por duas câmeras seguidas devem sofrer a penalização.

Equipamento

Trinta e uma câmeras estão distribuídas nas duas avenidas, em toda a extensão do binário. Além dos equipamentos, foram instalados ainda quatro equipamentos de fiscalização eletrônica mistos, sendo dois em cada avenida. Estes equipamentos serão responsáveis por registrar as demais infrações de trânsito, como o excesso de velocidade, parada sobre faixa, avanço de semáforos e conversões proibidas.

Um efetivo composto por 24 agentes da AMC é distribuído em três turnos, atuando diariamente para coibir as infrações e assegurar maior agilidade no trânsito. Além disso, uma viatura do órgão percorre continuamente cada uma das avenidas do binário e ruas secundárias para garantir que os condutores cumpram as regras de circulação viária. A AMC disponibiliza ainda um reboque, caso haja necessidade.

As multas passarão a ser aplicadas com o término do primeiro mês de funcionamento efetivo dos equipamentos instalados. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), o valor da penalidade para quem transita em uma faixa exclusiva de ônibus é de R$53,20, e o condutor recebe ainda três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As placas de sinalização colocadas ao longo dos corredores informam que as faixas exclusiva para ônibus funcionam das 5h às 21h nos dias úteis e das 5h às 16h aos sábados. Nos demais horários, domingos e feriados, o tráfego é livre.

Paitt

O binário entre as avenidas Dom Luís e Santos Dumont integra o Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito (Paitt), da Prefeitura de Fortaleza, que tem como objetivo implementar estratégias a curto prazo para melhorar a mobilidade da cidade.

As avenidas operam em sentido único desde o dia 7 de junho. Enquanto a Santos Dumont segue no rumo Centro/Papicu, o tráfego na Dom Luís acontece no sentido Papicu/Centro. Cada uma das vias conta com três faixas para veículos particulares, uma faixa exclusiva para ônibus e uma ciclofaixa, para os usuários de bicicleta.

De acordo com a AMC, desde a implantação do binário a velocidade dos ônibus nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís aumentou em 44%.

Ranniery Melo Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: