Expoece festejará 60 anos com Feira dos Municípios

As inscrições para participação no evento estão abertas no Parque de Exposições da SDA, em Fortaleza

Produtos derivados da mandioca, como a tapioca, estão entre as atrações regionais da Exposição. A gastronomia nordestina estará em alta com a participação das cidades cearenses na feira que volta à programação do evento FOTO: ALEX COSTA
Produtos derivados da mandioca, como a tapioca, estão entre as atrações regionais da Exposição. A gastronomia nordestina estará em alta com a participação das cidades cearenses na feira que volta à programação do evento
FOTO: ALEX COSTA

Quixadá. Este ano a Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece) comemora 60 anos de atividades. Para celebrar a data, a coordenação do evento, tendo à frente a Associação dos Criadores do Ceará (ACC), está preparando uma grande festa, incluindo homenagens a várias entidades, produtores e personalidades.

Na programação também está previsto o retorno da Feira dos Municípios, realizada com sucesso na década de 1970. Segundo o coordenador da Exposição e presidente da ACC, Paulo Helder Braga, o grande desafio será a retomada desse evento dentro do espaço da Expoece, o Parque de Exposições Governador César Cals, atrás da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDA), em Fortaleza.

As inscrições estão abertas para os pecuaristas interessados em participar da Expoece. Os interessados podem se inscrever das 8h às 12h e de 14h às 17 horas, mediante o pagamento de uma taxa de inscrição na sede da Associação dos Criadores do Ceará (ACC), no Parque de Exposições da SDA, onde a Expoece é realizada. O valor da taxa varia de acordo com o espaço a ser ocupado. O parque dispõe de diversos estábulos para abrigar animais bovinos, caprinos, ovinos, equinos e suínos.

Este ano, a abertura será no dia 21 de setembro, e o encerramento no dia 28. Na abertura, haverá um desfile de bandeiras, atrações culturais e a escolha da Rainha da Expoece. Na programação consta também a revitalização da Feira dos Municípios, que deve contar com boa participação das diversas regiões do Estado.

Ainda conforme Paulo Hélder Braga, apesar da seca registrada no Nordeste, há três anos seguidos, a expectativa é da participação de, pelo menos, 200 expositores na edição deste ano.

Os agropecuaristas são tradicionais neste tipo de evento, vindos de vários Estados do Nordeste e até de Minas Gerais, que buscam a venda de seus rebanhos de alta linhagem, bem como a troca de experiências e de novas tecnologias, através da exposição de máquinas e implementos agrícolas expostos na Feira. Paulo Hélder destaca também uma iniciativa importantíssima que sedimentou a Expoece.

Trata-se do crédito rural do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que permitiu o surgimento de novos criadores com o melhoramento dos rebanhos dos pioneiros selecionadores do Ceará, inclusive apoiando a importação de animais dos melhores criatórios do Canadá, Estados Unidos e Europa, com destaque para as raças Holandesa, Pardo Suíço, Saanen e Anglonubiana.

Atrações regionais

A Feira dos Municípios funcionará durante os sete dias da Expoece num galpão e 500 metros quadrados, onde cada município poderá expor seus produtos da agropecuária, artesanato, comidas típicas e outros atrativos. Também foi reservada uma arena para apresentações musicais e culturais de cada cidade.

Na abertura, dia 21, haverá o desfile de animais. Em seguida, desfile de bandeiras dos municípios participantes. O evento conta com o apoio institucional da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece).

De acordo com a organização do evento, a Feira dos Munícipios, neste primeiro ano de revitalização, deve contar com a participarão de cerca de 20 dos 184 municípios cearenses. A participação reduzida está relacionada à seca. Muitos prefeitos estão com suas atenções voltadas para o abastecimento de água de suas cidades.

O período eleitoral também está afetando. Os gestores municipais estão concentrados na atenção ao pleito deste ano.

Dentre os municípios confirmados estão Morada Nova, Camocim, Icó, Tauá, Horizonte, Piquet Carneiro, São Gonçalo do Amarante, Mombaça, Jaguaribara, Itapipoca, Itapagé, Santa Quitéria, Barbalha, Caucaia e Quixadá. Porém ainda há espaço para a participação de mais municípios. Basta entrar em contato pelos telefones (85) 3082.6750 ou (85) 3264.3665. Os organziadores acreditam que está sendo plantada a semente da nova Feira. “Será um momento ímpar, para encontro de conterrâneos residentes na Capital e mostrar a potencialidade gastronômica, cultural e econômica de cada cidade”, acrescentou ele.

Mais informações Associação dos Criadores do Ceará Parque de Exposições Governador César Cals – Av. Bezerra de Menezes – Fortaleza (85) 3242.6800 / (85) 3264.3665

Alex Pimentel Colaborador

Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: