Elmano de Freitas sanciona lei que cria o Moto Segura Ceará, serviço gratuito de rastreamento de motos roubadas

Foto: Governo do Ceará

O governador Elmano de Freitas sancionou, nesta segunda-feira (23), a lei que institui o Moto Segura Ceará, um serviço gratuito de monitoramento e rastreamento de motocicletas roubadas ou furtadas, visando sua localização e restituição aos proprietários. O serviço, inicialmente, beneficiará entregadores e mototaxistas.

Segundo o governador, o lançamento oficial do programa será no dia 30 de setembro, com os primeiros cadastros. “Isso faz parte da nossa política de Segurança Pública para reduzir o furto e roubo de motos. A partir do dia 30, começaremos a instalar os primeiros dispositivos nas motos dos entregadores que utilizam esse veículo como instrumento de trabalho. Assim, a Polícia poderá agir rapidamente para localizar e recuperar as motos roubadas ou furtadas”, afirmou Elmano.

O Moto Segura é uma iniciativa do Governo Estadual e foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará. O governador agradeceu aos deputados pelo apoio unânime ao projeto e destacou a importância da colaboração da equipe do governo envolvida na execução do programa.

O serviço será viabilizado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). O monitoramento será acionado pelas autoridades policiais após a comunicação do crime, permitindo a rápida recuperação do veículo.

“Essa é uma iniciativa essencial para proteger o patrimônio dos trabalhadores e desestimular o uso de motocicletas roubadas em atividades criminosas”, afirmou Roberto Sá, secretário da SSPDS. O cadastro no Moto Segura será realizado por meio de um aplicativo do Detran-CE, que já está em fase final de preparação.

O Moto Segura faz parte do programa Ceará contra o Crime, lançado em agosto. O programa inclui diversas medidas, como reconhecimento facial, incremento de agentes de segurança, novas viaturas, bases do CPRaio, delegacias e modernizações no sistema de segurança do estado.

Com informações do Governo do Ceará

Zeudir Queiroz