Eleições 2024

Eleita nova diretoria do Sindatel no Ceará

A composição formada recebeu votos de 66 representantes de emissoras. A entidade busca manter diálogo com outras instituições FOTO: FABIANE DE PAULA
A composição formada recebeu votos de 66 representantes de emissoras. A entidade busca manter diálogo com outras instituições
FOTO: FABIANE DE PAULA

Foi eleita, ontem, a nova diretoria do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Ceará (Sindatel). Em pleito de chapa única, o diretor geral do Sistema Verdes Mares, jornalista Edilmar Norões, foi reeleito para mais um mandato como presidente da instituição, no período de 2015 a 2018. Ao todo, 66 representantes de emissoras cearenses manifestaram voto favorável à composição formada.

Para o presidente reeleito do Sindatel, a entidade vem ganhando cada vez mais a confiança dos empresários do setor. “Fiquei muito feliz porque não tivemos apenas empresas de grande porte participando da assembleia. Vieram muitas representações do Interior do Estado. Isso é um reflexo do trabalho do sindicato. Essas emissoras estão acompanhando, através da nossa Secretaria, tudo aquilo que é de interesse delas. Quem pode dar o aporte que a empresa precisa somos nós”, destaca Edilmar Norões.

Desde que foi fundado, no ano de 2003, o Sindatel trabalha na defesa dos interesses da radiodifusão cearense. A instituição mantém uma assessoria parlamentar no Congresso Nacional, a fim de acompanhar as matérias de interesse do segmento em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. “As entidades representativas do setor, a exemplo do sindicato, estão atentas, pois determinadas ações são prejudiciais ao negócio da radiodifusão. Há proposições no Legislativo que restringem muito. Nossa grande preocupação é a liberdade de expressão”, explica o presidente reeleito do Sindatel.

Além disso, a entidade busca manter o diálogo com outras agremiações representativas, como a dos jornalistas e a dos radialistas, com a finalidade de discutir dissídios e negociações perante a Justiça do Trabalho. Ao mesmo tempo em que procura defender os interesses dos empresários, o Sindatel empenha-se em manter a cordialidade com as associações de trabalhadores.

Fortalecimento

Conforme Edilmar Norões, há o propósito de promover a aproximação entre outros sindicatos de empresas de radiodifusão do Nordeste, a fim de fortalecer o setor. “É possível que a gente tenha em maio um encontro da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão no Ceará, reunindo os sindicatos de todo o Brasil”, salienta.

Existem, hoje, 194 emissoras filiadas ao Sindatel, espalhadas por todo o Ceará. Outro importante papel da instituição diz respeito à instrução dos associados, no que tange à regularização legal. “As emissoras têm compromissos formais e nós orientamos como proceder. A cada ano, mais cresce a compreensão do associado para com o seu sindicato. Essa é a nossa grande vitória aqui dentro”, finaliza o jornalista Edilmar Norões.

Na chapa vitoriosa, também destacam-se os nomes de Jaime Machado, na vice-presidência; Etevaldo Nogueira Lima Filho, na secretaria e José Rêgo Filho, na tesouraria.

Saiba mais

Eleitos

Presidente

José Edilmar Norões Coelho

Vice-presidente

Jaime Machado da Ponte Filho

Secretário

Etevaldo Nogueira Lima Filho

Tesoureiro

José Rêgo Filho

Delegados

João Dummar Neto

Miguel Dias de Souza Filho

Conselho Fiscal

Anastácio de Sousa Marinho

Antônio Adilson Eufrasino de Pinho

Francisco Luzenor de Oliveira

Fonte: Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz