Eleições 2024

Dilma promete verbas contra seca para Ceará

BrasÌlia - DF, 20/05/2015. Presidenta Dilma Rousseff recebe Camilo Santana, Governador do estado do Cear·. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.  - Nacional - 21NA1111  -  ROBERTO STUCKERT FILHO/PR.
BrasÌlia – DF, 20/05/2015. Presidenta Dilma Rousseff recebe Camilo Santana, Governador do estado do Cear·. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.
– Nacional – 21NA1111 – ROBERTO STUCKERT FILHO/PR.

Brasília (Sucursal). Em reunião que durou cerca de uma hora e meia, o governador Camilo Santana (PT) debateu ontem sobre os temas seca e saúde com a presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo Camilo, a presidente vai apresentar nos próximos dias a liberação de recursos para atender os estados atingidos pela seca.

“Saio muito satisfeito dessa reunião. Foi uma excelente audiência”, afirmou Camilo, após o encontro realizado no Palácio do Planalto. “Ela reafirmou claramente que será prioridade do Governo, do ministério, concluir as obras e fazer chegar a água do São Francisco no sul do Ceará até meados do ano que vem”, disse o governador.

Ele apresentou à presidente o Plano Estadual de Convivência com a Seca e falou da necessidade de concluir as obras da Transposição do São Francisco, que abastecerá o Cinturão das Águas do Ceará (CAC). O secretário da Fazenda, Mauro Filho, e os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Gilberto Occhi (Integração Nacional) também participaram da reunião.

“Nós apresentamos plano emergencial para o Estado e ela disse que vai anunciar por estes dias, não só para o Ceará mas para outros Estados do Nordeste recursos tanto para adutoras emergenciais como para carros pipa”, afirmou Camilo.

Segundo o governador, os recursos prometidos amenizam mas não solucionam o problema. A presidente Dilma, de acordo com ele, concordou com a necessidade urgente de finalizar a transposição do canal do São Francisco que levará água até o sul do Ceará. “Vai beneficiar Ceará e Paraíba até o meados do ano que vem. Hoje temos a transposição do Castanhão que está em torno de 18% da sua capacidade no reservatório”, afirmou.

Transposição

O governador disse ainda que Fortaleza e a Região Metropolitana não terão problemas de abastecimento de água em 2015 e até o final de 2016 graças ao Eixão das Águas.

“Mas a previsão do ano que vem dos órgãos de meteorologia não são boas, portanto é fundamental a conclusão da transposição do São Francisco”. Ele também apresentou relatório com os números da saúde no Ceará, que estão detalhados em matéria na página 5.

O governador também defendeu uma revisão do pacto federativo, durante reunião sobre o tema no Congresso. Na avaliação de Camilo, a União tem cada vez mais repassado responsabilidades para os Estados, sem garantir recursos para que as unidades da federação consigam cumprir com novos encargos.

O objetivo era discutir ação conjunta para enfrentar a crise econômica. Para o chefe do Executivo cearense, é preciso agilizar os assuntos comuns aos Estados. “É preciso, neste momento, caminhar com mais celeridade naqueles temas que são convergentes a todos os Estados. O fundo Judicial, por exemplo, precisa sofrer reajustes permitindo pagar previdência”, citou Camilo.

Ainda pela manhã, ele e Mauro Filho participaram de audiência com os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e da Aviação Civil, Eliseu Padilha.

Rose Ane Silveira
Repórter

Zeudir Queiroz