Ciro Gomes tomou posse da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), nesta quinta-feira (12), na sede da Sesa. O ex-deputado federal reiterou o fim do ‘piscinão’ do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) em 90 dias, disse que vai manter o quadro de funcionários da gestão anterior e parabenizou Raimundo José Arruda Bastos, ex-secretário da pasta.
Ciro também deixou claro que vai usar sua influência durante a gestão. “Nós vamos ter que dar um jeito no que o Arruda não podia fazer, mas eu posso.Tenho as costas largas pra aguentar Ministério Público, liminar, seja o que diabo for, e vamos fazer”.
Após a apresentação feita no cerimonial, Ciro falou em agilidade e se desculpou com os presentes. “Vou tentar ser mais breve do que a ‘badulagem’ aqui. Peço desculpas pela simplicidade e me comprometo a aprender todos esses nomes técnicos e relacionados à area da saúde”.
Aos servidores da Sesa, ele pediu ajuda. “Vocês (servidores) não sabem o quanto eu vou precisar de vocês nesse desafio, que talvez seja o maior da minha vida”.
Antecessor
Arruda Bastos foi o primeiro a fazer o pronunciamento durante a posse de Ciro e fez umbalanço do período que ficou à frente da secretaria – Arruda pretende concorrerem a cargos eletivos em 2014.
Cid Gomes declarou que o irmão precisa dotar do Ceará com a melhor rede de saúde do país, além de universalizar o Samu em todo o estado. Ciro Gomes vai gerir 10 grandes hospitais no Ceará e a construção de 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
“Eu vou trabalhar por resultados e não vou aceitar obstáculos artificiais, venham de onde vier, seja dos setores burocráticos do nosso governo – e a Secretaria da Fazenda (Sefaz) tem mesmo é que arrecadar muito e economizar, mas pra saúde vale abrir as portas e o cofre“, disse Ciro disse isso brincando, para o ex-secretário da Sefaz, Mauro Filho, que estava presente na mesa.
Histórico
Desde 1961, quando a Secretaria da Educação e Saúde foi desmembrada pelo então governador do Estado, Parsifal Barroso, a Secretaria da Saúde do Estado, com a chegada de Ciro Gomes, registra 25 secretários.
Ciro Gomes, formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, estudou economia na Harvard Law School. Foi prefeito de Fortaleza, Governador do Estado do Ceará, Ministro da Fazenda e Ministro da Integração Nacional e deputado federal.
Fonte: Tribuna do Ceará
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024
- Fortaleza empata com Fluminense em jogo movimentado no Maracanã pela 34ª rodada do brasileirão - 23 de novembro de 2024
- Prefeitura de Caucaia e governo do Ceará iniciam distribuição do vale-gás na próxima segunda (25) - 22 de novembro de 2024