Catracas duplas vão ser removidas dos ônibus de Fortaleza, diz prefeito

Servidores públicos de Fortaleza terão um feriadão prolongado esta semana, de quinta até domingo (7 a 10 de setembro).

O prefeito da capital, Sarto Nogueira (PDT), decretou ponto facultativo para a sexta-feira, um dia após Dia da Independência, 7 de Setembro. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (5).

“Lembrando que o decreto não afeta o funcionamento de serviços essenciais, como: assistência de saúde de urgência e emergência, socorros urgentes, limpeza pública, fiscalização e orientação de trânsito, segurança e salva-vidas”, explicou o prefeito durante uma live nas redes sociais.

Ar-condicionado nos ônibus

“São 833 veículos com ar-condicionado com ele funcionando. Já ouvi que alguns estão com ele desligado ou com algum defeito, e esses carros passarão por revisão. Esses veículos estão sendo fiscalizados e também conto com vocês para que, quando estiverem desligados, liguem para o número 1566 indicando o número do veículo, a linha e horário para nós adotarmos as providências.”

Passagem grátis para alunos nos ônibus

Sarto voltou a comentar sobre o projeto de criar passagem livre para estudantes nos veículos do transporte público de Fortaleza. Cada estudante terá direito a duas passagens grátis por dia útil. O projeto ainda não está valendo, mas deve ser implementado ainda neste ano, conforme o prefeito.

“Com a carteirinha de estudante, como já falei, você terá acesso ao passo livre. Quem não tem a carteira vá tirar sua carteirinha. É universal. Serve tanto para alunos da rede municipal como a universitária. Lembro que você tem o direito a duas passagens por dia útil. Ir para seu colégio e retornar para casa. Fazemos ainda um estudo e deverá ser enviado para a Câmara Municipal e ser colocado em prática ainda este ano.”

Veja o que abre e fecha em Fortaleza

Centro

Maioria das lojas deve abrir normalmente. No entanto, uma pequena parte deverá ficar fechada.

Ceasa

Os mercados atacadistas dos três entrepostos da Ceasa (MaracanaúTianguá e Barbalha), funcionarão normalmente no feriado da próxima quinta-feira. A administração estará fechada.

Centro Fashion Fortaleza

O Centro Fashion Fortaleza informou que haverá bazar nas lojas e boxes durante o feriado desta quinta-feira, das 9 às 19h.

Correios

Não haverá atendimento nas agências de Correios na quinta-feira. Na sexta-feira (8), as agências retomam o funcionamento normal.

Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível no feriado por meio dos seguintes canais:

  • Site dos Correios
  • Atendimento automatizado, pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100;
  • ou também por Chat
Supermercados

Os supermercados funcionam normalmente nesta quinta-feira, segundo a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), conforme horário específico de cada estabelecimento.

Padarias

Como vem ocorrendo nos demais feriados, padarias poderão funcionar normalmente. Ficando a critério de cada estabelecimento, conforme o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará (Sindipan).

Postos de combustível

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE) informa que os postos de combustíveis vão funcionar normalmente em todo o estado.

Bancos

Conforme o Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB), agências bancárias não abrem para atendimento nesta quinta-feira (7). Caixas eletrônicos estarão disponíveis para saques. O atendimento retorna ao normal na sexta-feira (8).

Metrofor

Vai ter Metrô e VLT no feriado. As linhas Sul, Oeste e Nordeste (VLT Parangaba-Mucuripe) terão operação especial no feriado. Metrôs e VLTs circulam com intervalo diferentes dos habituais e o encerramento da operação ocorre mais cedo. Não haverá funcionamento dos VLTs de Cariri e Sobral.

Shoppings

Os shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy funcionarão normalmente, das 10h às 22h. Com exceção para órgãos públicos, banco e algumas clínicas de saúde, que estarão fechados, além da academia e lotérica que terão horários diferenciados.

As plataformas digitais de vendas, RioMar Online seguem com atendimento normal, das 10h às 21h.

Farmácias

As farmácias também funcionam normalmente, informou o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Estado do Ceará (Sincofarma).

Fonte: https://g1.globo.com/

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: