Eleições 2024

Apoios aos pré-candidatos influencia resultado de pesquisa ao governo do Ceará

Lista foi preparada com base em informações de procuradores eleitorais e da ONG Transparência Brasil

A segunda pesquisa Ibope sobre a disputa ao Governo do Estado, divulgada pelo Diário do Nordeste, apresenta o senador Eunício Oliveira (PMDB)  liderando a corrida em todos os cenários. Dessa vez, a pesquisa traz um dado a mais, os apoios que os pré-candidatos podem ter em seus palanques. Nesse caso, não é levado em conta o apoio do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff.

A pesquisa traz o nome de Eunício Oliveira, Ailton Lopes (PSOL), Nicolle Barbosa (PSB) e Roberto Pessoa (PR), além dos cinco nomes apontados como possíveis candidatos do governador Cid Gomes, do PROS: Domingos Filho, Izolda Cela, Leônidas Cristino, Mauro Filho e Zezinho Albuquerque. No total, 10 cenários são mostrados aos eleitores: cinco com os apoiadores e cinco sem os apoiadores, em todos, Eunício Oliveira parte na frente e segue isolado.

Nos cenários onde os apoiadores não aparecem, Eunício Oliveira chega a garantir 39% da preferência dos eleitores em três situações: contra Izolda Cela, que fica com 1%; contra Zezinho Albuquerque, que atinge 4%, e contra Mauro Filho, que alcança 3%. Nesses cenários, Ailton Lopes e Nicolle Barbosa não ultrapassam os 3%, e Roberto Pessoa fica com 17% e 18%.

Em outros dois cenários, sem os apoiadores, Eunício Oliveira garante 38% e 36%.  Nesses casos, Leônidas Cristino aparece com 4% e Domingos Filho com 8%. Roberto Pessoa apresenta nas duas situações 15% e 17%, Ailton Lopes com 2% e 3% e Nicolle Barbosa com 2%. Somando o percentual dos dois maiores pré-candidatos da oposição: Eunício Oliveira e Roberto Pessoa, no cenário onde ambos aparecem com maior intenção de voto, sem os apoiadores, eles garantem 57% da preferência dos cearenses.

No caso dos apoiadores, os pré-candidatos do PROS têm ao lado Cid Gomes; Eunício Oliveira tem como apoiador o vice-presidente da República, Michel Temer, que, no Ceará, não é um nome conhecido; Nicole Barbosa ficou com o apoio do ex-presidente de Pernambuco, Eduardo Campos; o apoiador de Ailton Lopes na pesquisa é a ex-senadora Heloísa Helena, e de Roberto Pessoa, o ex-governador Lúcio Alcântara.

No cenário, com os apoiadores, em que Eunício Oliveira apresenta maior percentual é contra Izolda Cela. O peemedebista aparece com 34%, a secretária de Educação fica com 13%, Ailton Lopes tem 4% assim como Nicolle Barbosa, e Roberto Pessoa atingiu 16%. Em outras três situações onde os apoiadores aparecem, Eunício garante 33% da preferência dos eleitores, contra 15% de Leônidas Cristino e Mauro Filho e 14% de Zezinho Albuquerque. Roberto Pessoa aparece nesses três cenários com 16% e 17%, Ailton Lopes com 4% e Nicole Barbosa com 3% e 4%.

O menor percentual de intenções de votos atingido por Eunício Oliveira é de 30%, tendo ao lado o apoiador Michel Temer, mesmo assim ele garante uma diferença grande de seus adversários, já que Domingos Filho aponta com 22%, Roberto Pessoa com 15%, Nicolle Barbosa com 3% e Ailton Lopes com 4%.

Na pergunta sobre quem será o próximo governador do Ceará, independente da intenção de voto do eleitor, Eunício Oliveira parte na frente com 34%. A pesquisa ouviu 1.008 eleitores entre os dias primeiro e 4 de junho.

A pesquisa foi realizada entre os dias primeiro e 4 de junho, com um total de 1008 eleitores. Foram ouvidos eleitores maiores de 16 anos, representando as várias regiões do Estado e as diversas faixas de idade e escolaridade, seguindo o modelo de amostragem em que seleciona os municípios e conglomerados.

Fonte: Cnews

Zeudir Queiroz