Falta de Médicos peritos prejudica população do Cariri Oeste

Cidade de Campos Sales - divulgação Web
Cidade de Campos Sales – divulgação Web
A falta de médicos peritos e de uma assistente social, na agência do Instituto Nacional de Seguridade Social I.N.S.S que se sedia no município de Campos Sales, na região do cariri Oeste, há mais de 3 meses está trazendo sérios prejuízos aos pacientes e segurados da  instituição, pelo fato de não terem um local para a realização de suas pericias e um atendimento mais condizente.
   Os pacientes, quando sofrem uma queda e  que chegam em muitas ocasiões, a quebrarem braços ou pernas, e ter   que dar encaminhamentos para fazerem suas pericias, tem que se deslocarem aos grandes centros urbanos como Crato ou Juazeiro do Norte, percorrendo a uma distância de mais 150 kms, na tentativa de conseguir agendar o seu atendimento. nem sempre, os pacientes estão sendo atendidos na agência do I.N.S.S. no  município do Crato, onde de la eles chegam a encaminhar as pessoas, que  necessitam deste atendimento para o município de Assaré, na região do cariri Oeste. Onde, o órgão dispõe de outra agência. Mesmo, fazendo todo esse percurso, tem pacientes que chegam a voltar para suas cidades de origem sem o atendimento.
        Procurado, por alguns pacientes e segurados que estão indignados com essa situação, o vereador Genilton Costa, disse que está apresentando na câmara municipal de Campos Sales, um requerimento a superintendência do I.N.S.S para que eles nos possam dar uma explicação plausível para esse fato, mesmo porque quando fui procurado senti um sentimento de muita indignação por parte das pessoas, que estão sendo prejudicadas. Apesar, da agência de Campos Sales, ter passado recentemente por uma ampla reforma trazendo conforto aos servidores e usuários, hoje ela passa por esse problema, a agência de Campos Sales, foi fundada no ano de 1965, ocorreu uma reforma no ano de 2009, mas acontece que no momento ela se está sem perito e assistente social, trazendo prejuízos sofrimento e dificuldade a todos os usuários, porque essas pessoas estão tendo que deslocar até o município do Crato, ou ao município de Assaré, para ser feito uma pericia ou uma avaliação social, demandando custo p essas pessoas que não tem um padrão financeiro, é feita a agenda p o usuário ir ao município do Crato, e quando ele chega la as vezes não é atendido. Chegam, a remarcar para outra data, na agência do órgão em Assaré.
         Genilton, rechaça que uma boa parte destes usuários, residem na zona rural do município de Campos Sales, são pessoas pobres que tem que se descolar até a sede do município, e da qui ir para os municípios de Crato ou Assaré, recentemente aconteceu um caso que em muito me sensibilizou uma família carente, do distrito de monte castelo mãe de duas crianças excepcionais com deficit motor e deficit neurológico, foi ao Crato, e quando chegou la na agência, afirmaram que não poderia ser feita a pericia porque o médico se encontrava, enfermo e isso a família tem que conduzir os dois filhos, com dois acompanhantes tomando dinheiro emprestado para poder pagar as passagens de deslocamento, esse problema vem ocorrendo desde o ano passado. A agencia, atende além de Campos Sales, uma demanda de pessoas dos municípios, de São Julião do Piaui, Pio IX no Estado do Piaui, Aiuaba, Potengi, Salitre, Araripe, e Antonina do Norte.
              A domestica, Maria Cardoso  da Silva, que reside no município de Antonina do Norte, disse ser preocupante para ela esse problema da falta de médico perito e de assistente social na agência do I.N.S.S. em Campos Sales, porque isso está nos atingindo, há várias pessoas que residem aqui, é estão sem terem condições de agendar um atendimento para fazerem pericia, já chegou ocasiões das pessoas sair de Antonina do Norte, que fica a uma distância de 57 kms de Campos Sales, e chegar la e não conseguir se quer ser atendido. Estou, indignada, com essa situação eu só quero que a superintendência do órgão,  tome uma providencia e venha encontrar um solução p esse problema, porque desde o ano passado, não contamos com essa prestação de serviço. Se, isso não ocorrer acho que todas as pessoas, dos demais municípios prejudicados deveriam era ocupar e prédio do I.N.S.S. e fazermos uma manifestação para que o nosso grito de revolta possa ser ecoado as autoridades. ( Amaury Alencar)
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: