Falta d’água preocupa moradores de Pontegi

Por Amaury Alencar
Por necessidade de preservação da qualidade e quantidade de água no Açude Pau Preto a Prefeitura Municipal de Potengi e CAGECE  proibiu a pesca e o banho na data 11 de novembro.
Além do calor insuportável em Potengi os moradores convivem também com a falta de água, nas torneiras começam a sair muita lama e mau cheiro do açude Pau Preto que abastece a cidade.
A situação agora é mais do que preocupante, famílias que residem na Vila Campos sede do município de Potengi reclamam que após tomar banho com a água recebida do açude esta causando muita coceira e doença.
De acordo com os casos encontrados pelo “Potengi Na Internet”  os casos graves também começam a aparecer com o surgimento de dengue no município potengíense.
Em alguns imóveis encontramos larvas do mosquito em água de cor esverdeada o que é considerado alerta para o trabalho dos agentes de saúde local.
O sofrimento não acabou, muitas famílias compram água para o consumo e com muita dificuldade de adquirir gastam 1,25 por uma lata de água que vem da serra da nascente do Brejinho distrito de Araripe, imagino que tem pessoas que não tem condições de comprar e bebem da péssima qualidade da água do Açude Pau Preto.
Ontem quarta-feira (20) estive visitando o Açude Pau Preto que considero menos de 12% de sua capacidade, na verdade tem ainda muita água e muita lama, talvez dure até o final de dezembro. Uma coisa é certa: estamos, nadando, nadando, nadando e morrendo no seco.
Açude pau Preto/Foto 20-11-2013 Ivanildo Souza
Em outro assunto: Programa Água Para Todos
A escassez de água na região Nordeste tem ocasionado sérios problemas para a população rural, já é possível através das mídias vermos as dificuldades que os agricultores estão enfrentando em diversos estados da região.
O Programa Cisternas existe desde 2003, mas não possuía marco legal. Os reservatórios eram construídos em parceria com os estados e a sociedade civil por meio de contratos. Entretanto, como o crescimento dos esforços e com a meta do Plano Brasil Sem Miséria de entregar 750 mil cisternas por meio do Programa Água Para Todos, um marco regulatório próprio tornou-se necessário para acelerar a execução.
Cisternas doadas pelo Governo a espera de água.  
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: