Escola do Ceará recebe prêmio de melhor do mundo com projeto de saúde mental

EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves conquistou o primeiro lugar no prestigioso World’s Best School Prizes, competindo na categoria “Apoiando Vidas Saudáveis”

Foto: Divulgação
Uma escola pública no interior do Ceará está celebrando uma conquista notável após um projeto inovador de apoio à saúde mental dos alunos ter recebido reconhecimento internacional. A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Joaquim Bastos Gonçalves, localizada na cidade de Carnaubal, na Serra da Ibiapaba, foi anunciada como a grande vencedora do World’s Best School Prizes 2023 (Prêmio Melhores Escolas do Mundo) na categoria “Apoiando Vidas Saudáveis” com a iniciativa “Adote um Estudante”. A divulgação da premiação ocorreu na manhã de sábado (4).
A EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves conquistou o primeiro lugar no prestigioso World’s Best School Prizes, competindo na categoria “Apoiando Vidas Saudáveis” com seu projeto pioneiro “Adote um Estudante”. O projeto foi desenvolvido em resposta às crescentes dificuldades emocionais enfrentadas pelos alunos ao retornarem ao ensino presencial após o impacto da pandemia de Covid-19. Os professores diretores de turma identificaram desafios que incluíam ansiedade, depressão, automutilação, baixa autoestima, dificuldades de comunicação e de socialização.
Para combater essas questões, o professor de educação física, Guilherme Barroso, que também atua como diretor de turma na escola, propôs a criação de um projeto que incluísse o apoio de psicólogos voluntários de várias regiões do Brasil. Esses profissionais realizariam sessões de aconselhamento individuais com os alunos por meio de plataformas como o Google Meet. Além do apoio psicológico, o projeto oferece uma variedade de atividades esportivas e oficinas de arte, incluindo teatro, dança, pintura e crochê, criando um ambiente propício para promover o bem-estar emocional e social dos estudantes.
O World’s Best School Prizes, que foi criado em 2022, reconhece escolas em cinco categorias: Ação Ambiental, Inovação, Superação de Adversidades, Colaboração Comunitária e Apoio a Vidas Saudáveis. Três escolas em cada categoria são selecionadas como finalistas, e os vencedores em cada categoria são escolhidos por um painel de juízes especializados. Além do reconhecimento, as escolas vencedoras recebem um prêmio em dinheiro no valor de 50 mil dólares, o equivalente a aproximadamente R$ 250 mil. Além do sucesso da EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves, a rede estadual de ensino do Ceará também obteve destaque com a participação da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jaime Tomaz de Aquino, localizada em Beberibe. Essa escola ficou entre as dez melhores no prêmio na categoria “Ação Ambiental”. Desde sua construção em 2019, a EEMTI aderiu ao Programa Selo Escola Sustentável, promovido pela Secretaria de Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). Essa iniciativa permitiu à escola implementar um programa abrangente com foco no currículo, na gestão do espaço físico e na educação socioambiental, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre questões ecológicas. O World’s Best School Prizes, criado pela T4 Education e apoiado pela Fundação Lemann, visa compartilhar práticas educacionais inovadoras que fazem a diferença na vida dos estudantes e nas comunidades onde as escolas estão inseridas. A edição de 2023 do prêmio atraiu a participação de escolas de 108 países, destacando seu papel fundamental na promoção da educação de alta qualidade em todo o mundo. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: