Emoção marca lançamento da Pedra Fundamental do Centro de Apoio e Inclusão à Pessoa Autista de Pacatuba- CIAPA

Com a doação do terreno por parte da Prefeitura Municipal de Pacatuba à associação de pais de autistas do município de Pacatuba, foi realizado na sexta-feira, 02 de agosto o lançamento da pedra fundamental para construção do  Centro de Apoio e Inclusão à Pessoa Autista de Pacatuba- CIAPA.
O evento realizado na comunidade de Santa Marta, foi prestigiado pelo prefeito Alexandre Alencar e outras autoridades do município  e ainda pela presidente da Associação de Autistas Flor Saldanha, pelo senhor Tomaz Sobrinho, vice-presidente do CIAPA e ainda pelo Presidente da Associação Brasileira de Autistas, senhor Alexandre Mapurunga, que também coordena com sua esposa Sonia Oliveira a  Casa da Esperança, entidade que cuida de pessoas conviventes com necessidades especiais.
Logo no início do evento, a jovem Ester Fernandes emocionou os presentes com uma apresentação musical. A emoção continuou com a fala de Flor Saldanha, presidente do CIAPA, que fez um breve relato da luta de pais e mães de filhos autistas em busca de melhoria na qualidade de vida dos filhos conviventes com este transtorno.
“Cada um de nós, mães e pais aqui presentes temos muito a agradecer a Deus e ao prefeito Alexandre, ao nosso padrinho benemérito, Dr Nilo Sérgio, também secretário de infraestrutura, por verem com bons olhos a nossa luta, que é diária, incansável e um tanto sofrida. Agora com a construção deste centro, teremos condições de garantir mais cidadania as nossas crianças e jovens que são tão especiais. Não tenho palavras para dizer o tamanho da minha gratidão”, finalizou a presidente.
Paulo Alan Saldanha de 06 anos e autista, também encantou aos presentes ao pedir para falar e agradecer. Com sua espontaneidade e desenvoltura, o menino autista, comentou de sua fé, amor e gratidão a Deus por sua família e amigos autistas.
O Secretário da infraestrutura Nilo Sérgio, fez um breve relato de sua experiência pessoal como pai de um filho convivente com o transtorno e ao fim comoveu o público afirmando que através do afeto e do amor, é  que se aprende a lidar com pessoas que convivem com necessidades especias.
“Muitas vezes, os próprios pais não entendem as dificuldades que os autistas enfrentam e não sabem lidar com isso, não importa as condições sociais ou financeiras, o segredo é um só, amar e amar”, concluiu Dr. Nilo.
O senhor Alexandre Mapurunga, coordenador da Casa da Esperança, que cuida de pessoas com autismo há 20 anos, fez questão de enfatizar a importância da presença do poder público para inclusão de mais e mais pessoas autistas na sociedade.
“É necessário que ouvir os autistas, dar voz a eles, entender suas emoções e  claro, possibilitar cada vez mais cuidados, pesquisas, construção de parcerias com poder público que permitam a socialização que amenizem a dramática convivência de pessoas com autismo. Sem dúvida Pacatuba faz história, poucas cidade fora o eixo das capitais têm essa visão que possibilita  ampliar a rede de parceiros, que certamente vão contribuir com todo seu potencial a serviço da melhoria da qualidade de vida destes cidadãos”.
Ao final da solenidade, foram apresentados todos os membros que compõem a diretoria  do CIAPA, ao mesmo tempo em que o prefeito e a presidente da Associação, Flor Saldanha fizeram assinatura do Termo de doação do terreno, como doador e donatário, respectivamente.
Helany Cristina Holanda
Assessoria de Imprensa de Pacatuba
8108 2731 – Vivo
8514 4352 – Oi
88 9710 8191- TIM
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: