Eletrobras e Governo do Ceará assinam memorando de entendimento para produção de Hidrogênio Verde no Pecém

Foto: Ascom Casa Civil

A Eletrobras firmou, nesta terça-feira (14), um Memorando de Entendimento com o Governo do Ceará visando viabilizar energia para a unidade de produção de hidrogênio (H2V) e seus derivados, como a amônia verde, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, enfatizou a importância do memorando, declarando: “A medida é muito importante porque impulsionará a geração de emprego e renda para a nossa população, além de representar uma contribuição direta para a construção de um mundo mais sustentável. O acordo prevê o fornecimento de energia renovável e de H2V aos futuros projetos industriais no Ceará.”

Evento mundial sobre hidrogênio verde

O encontro faz parte da agenda no World Hydrogen 2024 Summit & Exhibition, o maior evento mundial sobre hidrogênio verde, ocorrendo entre os dias 13 e 15 de maio, com passagens programadas pela Bélgica e Alemanha.

“Como líderes em geração e transmissão de energia elétrica no país, devemos contribuir não apenas para o aprimoramento da matriz brasileira, mas do mundo, para que as fontes sejam cada vez mais limpas e renováveis. Ao firmar essa parceria, estamos alinhados com a estratégia de contribuir para a descarbonização da economia e a segurança energética”, ressalta o presidente da Eletrobras, Ivan Monteiro.

Também estiveram presentes na assinatura Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec); Hugo Figueirêdo, presidente do Cipp; Roseane Medeiros, vice-presidente da Fiec e secretária de Relações Internacionais do Estado; Mônica Saraiva Panik, consultora Internacional da Fiec; e Jurandir Picanço, consultor de Energia da Federação.

Até o momento, o Ceará possui 37 memorandos assinados com companhias nacionais e estrangeiras para o crescimento da cadeia produtiva do hidrogênio verde no Hub do Porto do Pecém. O Governo do Estado também firmou seis pré-contratos para a produção de hidrogênio verde.

Outro encontro em Roterdã, também nesta terça-feira (14), foi realizado com a diretoria do Grupo Fortescue, que prevê investimento de US$ 5 bilhões na produção de H2V no Ceará.

Com informações do Gcmais

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: