Construção de seis Academias da Saúde avança em Iguatu

Iguatu é um dos poucos municípios cearenses contemplado com Academias da Saúde. Ao todo, serão construídos dez equipamentos. Desse total, seis já se encontram com as obras em andamento, nos seguintes bairros: Vila Neuma, Areias, Flores, Altiplano, Cohab e Brasília.
Cada unidade, para ficar pronta, deverá custar em média cerca de R$ 100 mil. Os recursos são oriundos do Ministério da Saúde em parceria com o município. O esforço do município é para que, até o final deste ano, as seis Academias de Saúde estejam prontas. As obras foram iniciadas ainda em 2012, na gestão do ex-prefeito Agenor Neto, que assinou as ordens de serviço.
Academias de Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades de exercícios físicos, orientação sobre segurança e reeducação alimentar e nutricional, práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato). As ações serão desenvolvidas por profissionais da área de atenção primária à Saúde, os Núcleos de Saúde da Família (Nasf), além de técnicos de outras áreas da administração pública.
Para o prefeito Aderilo Alcântara, as Academias de Saúde vão trazer inúmeros benefícios para a população, principalmente para a terceira idade. “A prática regular de exercícios físicos sob orientação de profissionais e o hábito saudável alimentar contribuem para uma melhoria da qualidade de vida e aumento da autoestima dos moradores”. Ele ainda enfatiza que no seu projeto de governo está planejado a implantação de uma rede social de proteção aos jovens e idosos e que o projeto das academias está inserido nesse contexto. “Vamos favorecer a mobilização comunitária, criando espaços de convivência e solidariedade, de apoio mútuo e troca de experiência entre os moradores, favorecendo a inclusão social”, avaliou.
Fonte: Iguatu Notícias
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: