Chove em 96 municípios do Cearenses

A Defesa Civil atendeu a 19 alagamentos, seis inundações, cinco desabamentos parciais, dois riscos de desabamento e um risco de inundação ( FOTO: VC/REPÓRTER )
A Defesa Civil atendeu a 19 alagamentos, seis inundações, cinco desabamentos parciais, dois riscos de desabamento e um risco de inundação ( FOTO: VC/REPÓRTER )
Pelo terceiro dia consecutivo, municípios do Ceará voltaram a ser banhados pela chuva. Ao todo, 96 cidades registram precipitações, neste sábado (9), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Até às 12h20, Fortim foi a cidade que registrou a maior chuva com 116 mm. Fortaleza contabilizou 62,6 mm, oitavo maior índice do Estado. A ocorrência das precipitações por três dias seguidos afetou, ainda que em percentuais pequenos, o volume de água acumulada em algumas nas bacias hidrográficas do Estado e ajudou a melhorar os índices. Já na Capital, que desde julho de 2014 não registrava índice de precipitações semelhante ao da manhã deste sábado, antigas situações de alerta voltaram a ocorrer. No total a Defesa Civil contabilizou 33 ocorrências. As Regionais V e VI foram as que registraram o maior número de ocorrências. Os bairros Genibau, Aerolândia e Bom Jardim foram os mais afetados. Ao todo, o órgão municipal atendeu a 19 alagamentos, seis inundações, cinco desabamentos parciais, dois riscos de desabamento e um risco de inundação. A chuva voltou a causar alagamentos em pontos das avenidas Bezerra de Menezes, Heráclito Graça e Aguanambi. Níveis No interior, os municípios General Sampaio (97,3 mm), Ocara (91 mm), Aracoiaba (74,6 mm), Aratuba (66,0 mm) foram os que contabilizaram as maiores chuvas do dia. Estas precipitações, que voltaram a atingir o Ceará, de acordo com a Funceme, são provocadas por atuação conjunta de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) com uma depressão tropical que se formou no litoral da Bahia. A média geral do volume acumulado nos açudes no Ceará, medida pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) não sofreu alterações significativas e está em 11,98%. No entanto, as chuvas ajudaram a manter o nível de bacias como a do Sertões de Crateús, com volume de 1,19%, do Salgado com 10,90%, a Metropolitana (20,94%) – que vinha em queda – a do Litoral (26,52%), do Coreaú (21,92%) e a do Alto Jaguaribe (26.75). A previsão da Funceme para os próximos dias é de continuidade das chuvas. Para domingo, o órgão prevê nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões. Já na segunda-feira (11), a estimativa é de que no decorrer do dia haverá nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões do Estado. Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: