A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, na madrugada desta quarta-feira (4), chuva em mais de 50 municípios no Ceará. A maior precipitação do período foi observada em Crateús (119,4 milímetros). No município de Varjota, choveu 88 milímetros, e Ipueiras contabilizou 72 milímetros. Quiterianópolis e Tamboril tiveram 71milímetros de chuva cada.
As chuvas ocorreram com maior intensidade e se concentraram na região Centro-Sul do estado e na região Norte. De acordo com a Funceme, as precipitações são resultado de áreas de instabilidade devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que trazem formação de nuvens para o interior cearense.
Chuvas foram registradas, ainda, em São Benedito (57 mm), Guaraciaba do Norte (53,6 mm), Tianguá (52 mm), Graça (51 mm), Porteiras (45,5 mm).
A Funceme prevê nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões e na faixa litorânea até a próxima sexta-feira (6).
Zona de Convergência
Flaviano Fernandes, meteorologista do Instituto Nacional Meteorologia (Inmet), observou que “essas chuvas são fruto da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul que traz umidade do Oceano Atlântico e penetra no continente, no sul da região Nordeste, na altura da Bahia, atingindo o Ceará”.
O meteorologista frisou que não há relação entre as precipitações atuais e a quadra chuvosa de 2021, que ocorre de fevereiro a maio. “São sistemas diferentes”, pontuou.
Fonte: https://g1.globo.com/ce
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024