Ceará inaugura primeiro parque híbrido com energia limpa em produção do Brasil

Foto: Reprodução
O município de Trairi, no litoral oeste do Ceará, recebeu nessa sexta-feira (21) o primeiro parque híbrido do Brasil em operação. O empreendimento, implementado pela Qair Brasil, contempla duas formas de energias, éolica e solar fotovoltaica, ambas na mesma área e com as mesmas soluções elétricas. Sua capacidade de produção é de 429,4mw e corresponde a um investimento de quase R$ 2 bilhões.
A energia produzida pelo Cluster permite atender 800 mil residências, o que corresponde a aproximadamente 103.850 toneladas de emissões evitadas de CO2. Em termos de árvores, isso representa poupar a destruição de 1.950.000.
Durante a construção do Cluster, a Qair Brasil gerou cerca de 1.100 empregos diretos, sendo cerca de 80% desses destinados aos cearenses. Atualmente, a empresa tem contrato permanente com, em média, 80 pessoas, sendo a maioria do Ceará.

“Estou no Ceará há 27 anos, acompanhei toda a evolução das energias renováveis no estado e, com muito orgulho, digo que a Qair hoje é o único player do setor elétrico que permanece com a sua sede no estado. Já sofremos várias tentações, mas realmente enquanto eu for vivo e, tiver palavra, a Qair não vai sair do Ceará”, afirmou o presidente da empresa, Armando Abreu.

Segundo o governador Elmano de Freitas, “as mudanças climáticas colocam em cheque vários sistemas produtivos do mundo e a matriz energética é um elemento central dessa temática. Aqui, o que nós estamos fazendo, no nosso Ceará amado, é mais um esforço que a humanidade inteira está a fazer para termos um planeta mais equilibrado e com sustentabilidade para gerações futuras”.

Parque híbrido de energia limpa no Ceará

A curto prazo, o presidente da Qair anunciou, ainda, uma parceria com a EDP, primeira empresa no Ceará a produzir uma molécula de Hidrogênio Verde, e com uma companhia para fornecer geradores de hidrogênio, comprados para suprir a energia elétrica de diversos eventos no estado. “Não há uma central grande, são dois geradores de 100kw, mas temos o objetivo de fornecer o que for possível, em termos de energia, para eventos, sejam eles do Governo do Estado ou de outras instituições”, reafirmou Armando Abreu. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: