Secretária defende creches com tempo integral a partir de 2018 em Caucaia

Abrindo nesta terça-feira (29/8) a série de transmissões ao vivo com secretários e técnicos da Prefeitura no Facebook, a titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), professora Lindomar Soares, revelou que em 2018 todas as creches de Caucaia devem operar em tempo integral.
Lindomar Soares – Secretária de Educação de Caucaia

De acordo com ela, a pretensão da SME é de replicar o modelo nas unidades da Educação Infantil e Ensino Fundamental em seguida. Para isso, um projeto curricular está sendo construído considerando a importância da capacitação dos professores e uma nova proposta metodológica. “Queremos, no início do ano letivo, ter projetos pilotos no Ensino Fundamental”, antecipou a secretária.

Lindomar lembrou do caráter delicado do ensino em tempo integral. “Transformar uma escola em tempo integral não é apenas dizer que o aluno vai ficar o dia inteiro nela. Isso requer inúmeras ações, tanto nas estruturas físicas quanto nas questões pedagógicas”, frisou.

A secretária também utilizou a transmissão inédita na Internet para detalhar ações desenvolvidas pela Prefeitura no sistema municipal de ensino desde o início da nova gestão, em janeiro. “Foi feito um movimento de diagnóstico e de priorização das principais necessidades”, disse. Das priorizações citadas, destacam-se as assinaturas das ordens de serviços de recuperação de dez escolas no último mês, o processo de licitação para recuperação de 17 quadras poliesportivas, a melhoria da merenda escolar e o aumento das rotas do transporte escolar.

Tendo a valorização do ensino como foco, Lindomar pontuou que uma das principais medidas adotadas foi a valorização do protagonista do quadro: o professor. “A primeira iniciativa foi corrigir a distorção que era o salário do professor contratado em caráter temporário. O professor era graduado, mas recebia como de nível médio”, explicou.

A medida surtiu efeito: todos os educadores temporários hoje recebem pelo nível de graduação inicial de carreira. “Outra questão foi o aumento salarial. Foi aplicado o aumento linear a todos os professores da rede municipal de ensino, tanto os contratados quanto os efetivos. Foi um aumento de 7.64%”, comemorou.

DIÁLOGO ABERTO

Durante a transmissão ao vivo, a secretária respondeu a questões enviadas pelos usuários. A maioria dos questionamentos foi quanto à convocação do Cadastro de Reserva referente ao último concurso público. Em julho, a SME deu posse a 172 aprovados no certame.

“Todas as vagas ofertadas no último concurso foram atendidas. Estamos vendo agora um realinhamento das políticas públicas de educação, fazendo um planejamento de rede para a gente efetivamente poder convocar esse quadro reserva. Esse chamamento tem que ser feito com muita seriedade e responsabilidade para não gerarmos problemas futuros para o município.”

Ela explicou: essa avaliação minuciosa de demanda atual evitará que, no futuro, a Prefeitura tenha profissionais efetivos sem a necessidade real da existência deles nos quadros da SME.

A transmissão durou 30 minutos e pode ser conferida na íntegra na página da Prefeitura de Caucaia (www.facebook.com/prefeituradecaucaia) ou diretamente por meio do link http://bit.ly/2iEBwyX. As interações de secretários e técnicos da gestão com a população ocorrerá a cada 15 dias.
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: