Secretaria de Desenvolvimento Rural de Caucaia capacita 71 trabalhadores rurais em diversas áreas do campo

Foto: Reprodução

Desde 2021, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de Caucaia vem promovendo uma série de cursos de capacitação voltados para as atividades agrícolas, com o objetivo de fortalecer o trabalho no campo. Nesta quarta-feira (18), mais uma cerimônia de conclusão foi realizada, beneficiando 71 pessoas com a conclusão de seis cursos voltados para diferentes áreas.

Entre os cursos oferecidos nesta etapa, estavam: Doma de Equinos, Rédeas em Equinos, Aproveitamento da Banana na Alimentação Humana, Inseminação Artificial em Bovinos, Mulheres no Campo, Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, e Operação e Manutenção de Motosserras. Todos eles visam aprimorar as habilidades dos trabalhadores e fortalecer a economia rural.

A ação é resultado de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Caucaia (SINRURAL), com o apoio do Banco do Nordeste, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Meio Ambiente do Ceará, Adagri e Ematerce.

Durante a cerimônia, o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, destacou a importância da capacitação para o desenvolvimento rural: “O conhecimento que vocês adquirirem ninguém pode tirar. Estamos trazendo oportunidades inéditas para o homem do campo, e isso, a longo prazo, mudará o cenário rural da nossa cidade”.

Os cursos têm transformado a vida de muitos trabalhadores, como é o caso de Manuel Tatu, vaqueiro há mais de 20 anos. Ele conta que o curso de Doma e Rédeas de Equinos foi uma oportunidade de aprimorar suas habilidades: “Desde menino monto em cavalo, mas esses cursos foram fundamentais para me aperfeiçoar. Vários amigos meus também foram capacitados”.

Dona Maria de Fátima, artesã, também celebra o impacto positivo das capacitações: “Aprendi como comercializar minhas bonecas. Esse curso trouxe um benefício enorme para as mulheres, principalmente mães solo, idosas e viúvas que precisavam de oportunidades para trabalhar”.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, que antes era denominada Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, não apenas mudou de nome, mas também ampliou suas ações. Além dos cursos em parceria com o SENAR, o órgão implementou diversos programas para o fortalecimento das atividades rurais, como o Curso de Aquarismo e Reprodução de Peixes Ornamentais, o Programa “Mais Pecuária Brasil”, o Peixamento de Lagos e Açudes, além de assessorias voltadas para a produção de galinha caipira e aquicultura, entre outros.

Essas iniciativas reafirmam o compromisso da gestão municipal em promover a inclusão e o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais de Caucaia.

Com informações da Ascom Caucaia

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: