Eleições 2024

Prefeitura de Caucaia lamenta decisão de greve e reafirma compromisso com diálogo

Foto: Prefeitura de Caucaia

A Prefeitura de Caucaia lamenta a decisão dos servidores municipais de iniciar uma greve a partir de sexta-feira (7 de fevereiro), sem antes esgotar as possibilidades de diálogo e negociação com a gestão. O movimento acontece em um momento de grandes desafios para o município, que enfrenta um desequilíbrio financeiro severo, herdado da gestão anterior, com dívidas que ultrapassam R$ 700 milhões.

Comissão permanente de negociação

Em respeito aos servidores e reafirmando seu compromisso com o diálogo, a Prefeitura anuncia a criação de uma comissão permanente de negociação, composta por representantes das seguintes pastas e órgãos municipais:

  • Secretaria de Administração e Recursos Humanos
  • Secretaria da Educação
  • Secretaria das Finanças
  • Instituto de Previdência do Município (IPM)
  • Procuradoria Geral do Município (PGM)

Além disso, foi encaminhado um ofício ao Ministério Público, solicitando o acompanhamento das tratativas, garantindo transparência e lisura no processo. O Município agora aguarda a nomeação dos representantes das categorias para agendar a primeira reunião com a maior brevidade possível.

Reforma da previdência e sustentabilidade do IPM

A recente reforma da previdência aprovada pela Câmara de Vereadores foi uma medida necessária para adequação à Emenda Constitucional nº 103/2019, garantindo a sustentabilidade do sistema previdenciário municipal. O objetivo é assegurar que todos os servidores – atuais e futuros – possam se aposentar com segurança, evitando um colapso nas contas da previdência municipal.

Para se ter uma ideia do impacto da crise financeira, atualmente o IPM tem recursos para pagar aposentadorias e pensões apenas pelos próximos três meses, exigindo ações urgentes para evitar o pior cenário.

Compromisso com os servidores e continuidade dos serviços

A Prefeitura reforça que a reforma previdenciária aprovada em Caucaia foi elaborada com menor impacto possível para os servidores, especialmente para aqueles que recebem menores remunerações. Comparada com reformas realizadas pelo Estado e outros municípios cearenses, a proposta de Caucaia buscou preservar direitos e equilibrar as contas públicas.

Mesmo diante da greve, a Prefeitura está adotando todas as medidas necessárias para garantir o funcionamento dos serviços públicos essenciais, incluindo saúde, educação, segurança e assistência social.

A gestão municipal pede a compreensão da população e reafirma o compromisso com uma administração responsável, transparente e comprometida com o equilíbrio fiscal.

Seguiremos acompanhando a situação e mantendo o diálogo aberto para que esse momento seja superado da melhor maneira possível para Caucaia e seus servidores.

Com informações da ASCOM

Zeudir Queiroz