De 21 a 27 de agosto é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A Fundação Perpétua Magalhães – FUNPEM realizou um evento na manhã desta segunda-feira (21), para dar início às comemorações. O evento foi conduzido pela fundadora da instituição e ex-deputada Maria Lúcia Magalhães e contou também com a presidente do órgão, Denise Magalhães. O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, o Secretário de Educação do município, Sérgio Kobayashi, a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST) Natécia Campos e o presidente da Câmara dos Vereadores Tanilo Menezes também prestigiaram o evento.
Vitor Valim começou sua fala parabenizando os funcionários da instituição e ressaltando a importância do trabalho desenvolvido pela fundação, há mais de 40 anos. *“A nossa gestão tem um olhar especial para a causa das pessoas com deficiência, em especial a educação. A nossa rede municipal conta com dois núcleos de atendimento especializado, além de 63 salas de recursos multifuncionais e profissionais de apoio nas 185 escolas. A gestão também apoia ONGs que historicamente realizam um trabalho de excelência voltado para a pessoa com deficiência. É o caso do Pequeno Cotolengo, Lar de Clara, Espaço Azul e a FUNPEM, que é referência no município”, destacou.
Além das falas oficiais, o evento contou com uma apresentação preparada pelos estudantes da instituição, momento de emoção para pais e mães de alunos presentes. O prefeito de Caucaia também visitou as salas de aulas com material especializado, e conversou com pais de alunos.
Maria Lúcia Magalhães, fundadora da instituição, fala sobre a parceria com a Prefeitura de Caucaia, que tem feito a diferença para a instituição. “É uma parceria fundamental. Com a verba mensal nós pagamos vários custos fixos da instituição”, revela. Opinião compartilhada pela atual presidente da FUNPEM, Denise Magalhães: “É uma parceria de muitos anos, que na atual gestão foi renovada. Eram dez parcelas, e passaram a doze, ou seja, atendendo o ano inteiro. Só temos a agradecer ao Vitor Valim”, ressalta.
Saiba mais
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.
Fonte: Ascom Caucaia
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024