Eleições 2024

Operação efeito colateral prende 11 suspeitos em Caucaia por crimes ligados a facções

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (28), a Operação Efeito Colateral, que resultou na prisão de 11 pessoas em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os detidos são investigados por homicídios, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.

A ação é coordenada pelo Departamento de Polícia Metropolitana da PCCE e conta com o apoio de 35 equipes policiais em diligência. De acordo com a corporação, o número de prisões pode aumentar nas próximas horas, à medida que o cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão continua.

Força-tarefa contra o crime organizado

A ofensiva desta sexta-feira integra um conjunto de ações mais amplas das forças de segurança do Estado, que têm intensificado o combate a facções criminosas nas últimas semanas. Na quinta-feira (27), a terceira fase da Operação Strike prendeu ao menos 40 suspeitos relacionados a ataques a provedores de internet, em várias cidades do Ceará.

Durante a Strike, foram apreendidos veículos, celulares, armas de fogo e munições, além do fechamento de provedores clandestinos usados para lavagem de dinheiro e comunicação entre faccionados.

Também na quinta-feira, foi realizada a terceira fase da Operação Dynamus, no município de Caridade, no interior cearense, com apoio do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). A operação teve o mesmo foco: organizações criminosas ligadas a ataques a empresas de internet.

As operações em andamento reforçam o compromisso das autoridades estaduais em desarticular redes criminosas e garantir a segurança da população, especialmente nas áreas mais afetadas por facções na Região Metropolitana de Fortaleza.

Zeudir Queiroz