
O presidente da Junta do Serviço Militar de Caucaia, José Miguel, esteve nesta quarta-feira (5) na Câmara de Vereadores para reforçar a importância do alistamento militar aos jovens que completam 18 anos em 2025. O atendimento está sendo realizado de segunda a sexta-feira, na sede da Junta Militar, localizada no CRAS Edson da Mota Corrêa, antigo CSU, na Rua Santa Helena, nº 2585 – Parque Soledade.
Alistamento militar: prazos e requisitos
Os jovens nascidos em 2007 devem realizar o alistamento até 30 de junho de 2025. Para isso, é necessário comparecer ao local no horário de 7h às 15h, portando os seguintes documentos:
✔ Carteira de Identidade (RG);
✔ Cadastro de Pessoa Física (CPF);
✔ Comprovante de residência atualizado;
✔ Endereço de e-mail ativo.
Além disso, há uma taxa de R$ 6,20 que pode ser paga via Pix diretamente no local. Caso o jovem não tenha a opção de pagamento digital, será emitido um boleto para pagamento no Banco do Brasil, sendo necessário retornar à Junta Militar para concluir o processo.
Outro detalhe importante é que os interessados devem comparecer trajando calça comprida, como parte dos requisitos obrigatórios para o alistamento.
Reativação da Junta Militar da Jurema
Durante sua participação na sessão da Câmara, José Miguel também anunciou a reativação da Junta Militar do Distrito de Jurema, que passará a funcionar na sede da Guarda Municipal, ao lado da Escola 7 de Setembro e do Mercado da Jurema. Essa iniciativa visa descentralizar o serviço, facilitando o acesso dos jovens que residem naquela região.
Reconhecimento e sugestões dos vereadores
A atuação de José Miguel à frente da Junta Militar de Caucaia há 42 anos foi amplamente reconhecida pelos parlamentares durante a sessão. Com passagem por 11 administrações municipais, ele alista, em média, 5 mil jovens por ano, sendo um dos nomes mais respeitados no município quando se trata do serviço militar.
O vereador Dr. Carlinhos destacou a necessidade de um maior apoio da gestão municipal ao trabalho desenvolvido por José Miguel, sugerindo a melhoria da infraestrutura da Junta Militar para oferecer mais conforto e melhores condições de atendimento à população.
“O trabalho de Zé Miguel é fundamental para Caucaia, e ele merece um espaço com estrutura adequada para atender os jovens que buscam o alistamento”, afirmou Dr. Carlinhos.
Além disso, o vereador também ressaltou que José Miguel é um historiador nato, com vasto conhecimento sobre Caucaia, e sugeriu que ele seja indicado para contribuir na criação de um Museu Municipal, preservando e promovendo a memória da cidade.
Com a reativação da Junta Militar da Jurema e o compromisso com o atendimento aos jovens, a Prefeitura de Caucaia reforça a importância do alistamento militar e a valorização da história e cidadania no município.
Redação Jornal dos Municípios
- STF Autoriza guardas municipais a realizar policiamento urbano - 21 de fevereiro de 2025
- Moradores de Caucaia pedem novas linhas de ônibus para Fortaleza - 21 de fevereiro de 2025
- Nasa divulga redução risco de impacto do asteroide 2024 YR4 com a terra - 21 de fevereiro de 2025