Caucaia terá Instituto Tecnológico de Energia

A intenção é que o equipamento a ser instalado na região Nordeste sirva como centro de testes e demonstrações em energia eólica no Brasil ( FOTO: KID JÚNIOR )
A intenção é que o equipamento a ser instalado na região Nordeste sirva como centro de testes e demonstrações em energia eólica no Brasil ( FOTO: KID JÚNIOR )
O Governo do Ceará ofertou duas áreas de 100 hectares para a possível instalação do Instituto de Tecnologia de Energia Renovável (Inter), sendo uma em Caucaia e a outra no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), informou o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, ontem durante evento do Centro Industrial do Ceará (CIC), na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). “O Ceará será praticamente o Estado que sediará o Instituto”, afirmou. De acordo com Inácio, falta reunião entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o governador Camilo Santana para formalizar. E que a secretaria do MCTI praticamente já deu a decisão, é o Estado do Ceará. Serão necessários três anos para o Inter funcionar. Em reunião realizada nesta semana, em Brasília, o MCTI informou que o equipamento será instalado no Nordeste. Na disputa estão Ceará, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A intenção é que o equipamento sirva como centro de testes e demonstrações em energia eólica no Brasil. Na ocasião ainda se definiu o início da operacionalização do Instituto de Energias Renováveis do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), no Ceará, com apoio do CIC. Investimentos Parte dos recursos para o Inter, cerca de R$ 500 milhões, virão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do BNDES. Inácio também já iniciou conversa com o BNB. Para o secretário, é importante a aliança entre o governo e o setor produtivo. “É ela quem vai consagrar o Estado”, disse. O presidente do CIC, José Dias Vasconcelos Filho, apoia a vinda do Inter e tem a intenção de marcar agenda com o governador e o titular do MCTI, Celso Pansera. Palestra O evento contou ainda com o desembargador federal do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, Cid Marconi, que proferiu palestra sobre o funcionamento do TRF5 e sobre como os industriais podem acelerar processos recorrendo primeiramente aos tribunais administrativos municipais e estaduais, normalmente são ações relativas à impostos federais. PPPs municipais Presente ao evento, o coordenador de fomento à Parcerias Público Privadas (PPP) da Prefeitura de Fortaleza, Alexandre Pereira, informou que está em fase avançada a instalação de um hospital municipal no formato PPP, entre o grupo Fujita e um fundo de participação canadense. “Hoje tivemos uma reunião e estaremos com tudo pronto até final deste semestre”, afirmou. Outro estudo avançado é para uma PPP para um centro administrativo na Capital. Um grupo de fundo de investimento nacional está em discussão com a prefeitura.
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: