Caucaia foi sede do terceiro encontro regional para elaboração coletiva de documento orientador de Projeto Político Pedagógico (PPP) de escolas localizadas em territórios quilombolas, evento realizado na manha desta sexta-feira (06/12), na sede do Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia.
Promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), o encontro reuniu os municípios Beberibe, Pacajus, Horizonte e Aquiraz. Objetivo é ouvir professores e gestores das escolas em localidades quilombolas, alem das comunidades, para construir um documento que será entregue aos municípios e servir como orientador pedagógico para as escolas quilombolas realizarem trabalhos específicos, focando temas como valores da comunidade, forma de trabalho, cultura e tradições quilombolas.
Caucaia tem três escolas e quatro anexos em áreas quilombolas. O município estava representado por cinco professores de cada equipamento educacional. “Começamos desde o mês de agosto a elaborar este documento”, comentou a professora Claudia Oliveira, supervisora de inclusão étnico racial e territorial da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SME) de Caucaia.
“Para fazer o documento e que ele seja legitimo, precisamos ouvir as pessoas”, enfatizou Tom Jones, assessor técnico da coordenadoria de diversidade e inclusão educacional da Seduc. O Ceará possui 76 comunidades quilombolas reconhecidas, sendo 9 em Caucaia.
A previsão do documento ser formulado e apresentado aos municípios do ceará, incluindo Caucaia, é a partir do segundo semestre de 2020. “É um momento importante para que as pessoas possam dizer qual educação que elas querem. O que a escola pode e deve dizer para eles e deles.”, enfatizou Tom.
Fonte: Ascom – Caucaia
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