Eleições 2024

Caucaia empossa os primeiros aprovados em concurso público específico para povos originários e comunidades tradicionais

Foto: Reprodução

Em um marco inédito, a Prefeitura de Caucaia realizou, nesta quinta-feira (17), a cerimônia de posse dos primeiros aprovados no concurso público com edital específico para povos originários e comunidades tradicionais. Caucaia se destaca como a primeira cidade do Ceará e do Nordeste, e a terceira do Brasil, a promover e dar posse em um concurso destinado a esse público.

O evento, realizado no Centro Municipal de Formação e Avaliação (CEMFA), celebrou uma conquista histórica que reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão e valorização das culturas indígenas, quilombolas e campesinas. Durante a cerimônia, 39 profissionais das etnias Tapeba e Anacé, além de quilombolas e representantes do campo, foram empossados como professores.

O prefeito Vitor Valim destacou a importância dessa ação para o futuro de Caucaia. “Essa ação é um passo concreto em direção a um futuro onde todos os caucaienses irão de mãos dadas, em pé de igualdade. Nosso empenho é promover políticas de valorização e inclusão social para as comunidades tradicionais, reconhecendo suas identidades e saberes”, afirmou Valim.

A professora indígena Claudênia Matos, pertencente à etnia Tapeba e que já lecionava na rede municipal como contratada, compartilhou a emoção de realizar um sonho. “Eu, que já tenho 12 anos de trabalho em escola indígena, hoje estou realizando uma meta de vida. É um grande passo para nós, povos Tapebas. Antes éramos esquecidos, agora estamos sendo reconhecidos”, destacou.

Para Clarice Zientarski, professora da UFC e pesquisadora da causa indígena, o concurso e a posse dos professores são marcos históricos para a luta dos povos originários no país. “Realizar um concurso dessas proporções é gigantesco. Caucaia agora se destaca como um dos poucos municípios brasileiros que realizaram e deram posse a professores indígenas e quilombolas”, afirmou.

Além dos 39 profissionais dos povos originários, outros 10 servidores aprovados no concurso público na área da saúde foram empossados, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes administrativos e assistentes sociais.

Com a cerimônia desta quinta-feira, a Prefeitura de Caucaia já nomeou 290 novos servidores, com as primeiras posses ocorrendo em agosto de 2024.

Saiba mais

Anunciado em junho de 2023, o concurso público da Prefeitura de Caucaia atraiu mais de 70 mil inscritos e é o primeiro da história da cidade a reservar vagas específicas para povos originários e comunidades tradicionais, contemplando indígenas, quilombolas e povos do campo.

Com informações da Ascom Caucaia

Zeudir Queiroz