Caucaia celebra 3 anos do Bora de Graça, o maior programa de mobilidade urbana gratuita do Brasil

Foto: Reprodução

Na manhã desta quinta-feira (12), a Prefeitura de Caucaia comemorou os 3 anos do Bora de Graça, maior programa de mobilidade urbana gratuita do país, lançado em setembro de 2021. A celebração aconteceu na Praça do Anfiteatro, reunindo a comunidade e autoridades locais para destacar o impacto transformador do transporte público gratuito na vida dos cidadãos.

“A retirada das catracas é um marco histórico, um símbolo de liberdade proporcionada por uma política pública voltada à redistribuição de renda. Hoje, as catracas se tornaram algo obsoleto para os caucaienses, como uma máquina de escrever”, afirmou o prefeito de Caucaia, Vitor Valim.

Durante a cerimônia, foi apresentado o monumento “Sementes da Liberdade”, criado pelo artista Narcélio Grud. A obra, feita com 26 catracas retiradas dos ônibus do município, simboliza a abolição definitiva dessas barreiras e o acesso livre ao transporte público. O monumento reforça o compromisso da gestão com a inclusão e a mobilidade, proporcionando mais conforto e agilidade para os 2 milhões de usuários mensais. “Transformamos as catracas em um símbolo de liberdade e progresso”, ressaltou Narcélio Grud.

A Deputada Federal Luizianne Lins elogiou a iniciativa, destacando sua repercussão nacional: “Essa é uma conquista do povo de Caucaia, fruto da coragem do prefeito em tomar essa decisão ousada e estar aqui hoje comemorando com todos vocês”.

Com mais de 70 milhões de passageiros transportados em três anos, o Bora de Graça posiciona Caucaia como referência em transporte público gratuito no Brasil. “É um benefício para toda a cidade. Agora posso usar o dinheiro que economizo com transporte para outras necessidades, como comprar o pão de manhã”, comentou a autônoma Ilda Martins.

Impacto Econômico e Social

A gratuidade no transporte público de Caucaia reduziu em cerca de 40% o fluxo de veículos no município, além de gerar um aumento de 15% a 36% na renda das famílias mais carentes. O programa, que tem um investimento mensal de aproximadamente R$ 3 milhões, representa 2,46% do orçamento de 2023 do município.

Com informações da Ascom Caucaia

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: