A deputada Eliane Novais(PSB) ressaltou o resultado do relatório da comissão da verdade. “O relatório comprovou que o instrumento da tortura era usado de forma sistemática. Comprovou a existência de centros de tortura espalhados pelo Brasil, inclusive aqui no Ceará, onde as investigações apontaram a existência de 10 locais que foram utilizados para a prática da tortura, como a chamada Casa dos Horrores, em Maranguape”, frisou.
De acordo com Eliane Novais, prisões sem base legal, tortura e as mortes,violências sexuais, execuções, ocultação de cadáver e desaparecimentos forçados foram praticadas de forma massiva e sistemática contra a população e são considerados crimes contra a humanidade. Conforme a parlamentar, a Comissão chegou ao número de 377 pessoas responsáveis por essas violações e incluiu entre os culpados pelos crimes de ocultação de cadáver, mortes, torturas e desaparecimentos forçados os cinco generais que presidiram o País.
O documento amplia o número de torturados e desaparecidos para 434. Eliane Novais disse que o relatório da Comissão cita ainda nomes de cearenses na lista de mortos e desaparecidos políticos, entre eles: Bérgson Gurjão e Custódio Saraiva Neto, executados na Guerrilha do Araguaia.
Fonte: Diário do Nordeste
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024