Aracati. Para muitos o carnaval começa hoje, mas neste Município a folia começou bem mais cedo. Ontem mesmo cinco bandas fizeram o “abre-alas” para a massa foliã que chegava à cidade litorânea, entre elas o grupo Frennesy, e grupos religiosos também já fizeram a “bênção da cidade”. Até a madrugada da quarta-feira de cinzas serão 18 bandas e três trio elétricos animando o Carnaval Popular de Aracati, na praia e na zona urbana. Durante o dia tem o Carnaval de Praia, em Majorlândia, com as bandas Los Kakos e Pegue Axé. À noite na avenida tem Malucos da Folia, Louca Mania, Amor Amil, Tabakana e também Abadala.
O Carnaval Popular de Aracati tem estrutura de camarotes e um extenso corredor da folia. Vários blocos fazem a festa popular. Amanhã, o carnaval de praia será animado pelas bandas Tribal e Swing Louco. À noite, o Carnaval da Avenida terá Amor Amil, Swing Louco, Axé Mil, Tribal e Bicho Arretado, esta última já conhecida por tocar muitos sucessos do sertanejo universitário que embalam multidões.
Na segunda-feira, o carnaval de praia abre com Maria Baiana. E na avenida animam Balachic, Seu Maxixe, Louca Mania, Amor Amil, e Zumzumbaba. Na comunidade de Santa Tereza, o carnaval regional é animado pelos Malucos da Folia. O último dia de carnaval terá, em Majorlândia, a banda Ouro Elétrico, e a avenida recebe Louca Mania, Ouro Elétrico, Axé Novo, Tribal e ainda Maria Baiana.
Nas últimas quarta e quinta feiras, aconteceu o carnaval “alternativo”, com o Grupo Renovação Católica cantando músicas de louvor e oração. Na quinta, os brincantes dos blocos alternativos de Aracati iniciaram os “arrastões da folia” pela Avenida Coronel Pompeu, próximo ao centro histórico da cidade.
O Carnaval Popular de Aracati é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo.
EusébioA Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realiza desde ontem, o seu carnaval. São cinco dias de festa. A novidade deste ano, além do período mais extenso de folia, será a descentralização dos festejos, que acontecem nos bairros mais populosos. Hoje e amanhã, a folia acontece, respectivamente, na grande Sede e bairros adjacentes. Hoje, às 18h, tem o Baile Infantil. As bandas Mil Maneiras, Forró Boca a Boca e Forró Novo Balancear revezam no palco armado na Praça do Polo de Lazer a partir das 21h.
No domingo os foliões deverão acordar cedo para participar das Competições Esportivas, às 9h, também no Pólo. O tradicional Jogo das Peruas está marcado para as 15h no Estádio Municipal. À noite o Desfile de Blocos acontecerá a partir das 18h e após às 22h as bandas Forró Detona, Forró Stylo e Balanço Safado completam a noite.
Na segunda-feira, a comunidade do Jabuti será o centro da folia. A Banda Mil Maneiras e Miguelzão e Banda animarão a noite a partir das 21h na praça do bairro. O último dia de Carnaval ficou reservado para o Bairro do Santo Antônio, que receberá Miguelzão e Banda e a Banda Us Mannus, em frente ao ginásio poliesportivo, a partir das 21h.
Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a divisão da festa deste ano por polos permitiu que os cidadãos dos quatro extremos do Município comemorem seu Carnaval, com festas próximas às suas casas, com segurança e paz e sem faltar alegria.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) vai colocar 51 homens por dia nas ruas para garantir a segurança dos foliões, com o apoio de quatro viaturas, quatro motos e o funcionamento 24 horas dos Postos da Guarda Municipal (PGM) da Mangabeira, Pedras e Jabuti. A Polícia Militar, por sua vez, vai participar do esforço com dez homens e três viaturas. Para garantir a saúde dos foliões o Hospital Municipal Amadeu Sá estará funcionando normalmente com equipes de plantão 24 horas. Já as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) dará o suporte com ambulâncias nos locais da festa.
Fonte: Diário do Nordeste
- Menina de 6 anos é resgatada após sequestro no interior do Ceará - 22 de novembro de 2024
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024