Capacita Brasil: oportunidade de capacitação em TIC para jovens do Ceará

Capacita Brasil é um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e segue com inscrições até o dia 26 junho com formação em Programação iOS, Computação em Nuvem e Infraestrutura de Redes e 5G

Foto: Reprodução

O projeto Residência em TIC 20 – Capacita Brasil / C-Jovem, apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações em parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE), está oferecendo três trilhas de especialização na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Destinado a jovens que estão cursando o ensino médio atualmente ou que o concluíram há até 3 anos, o projeto disponibiliza 1.500 vagas totalmente gratuitas.

As trilhas de capacitação incluem Programação iOS, Computação em Nuvem e Infraestrutura de Redes 5G. O objetivo é proporcionar uma formação abrangente em TIC, dividida em três fases distintas:

  1. Desenvolvimento de Soft Skills: cursos como Empreendedorismo e Inovação, Raciocínio Lógico, Inglês para Profissional de TIC, Projeto de Vida, Comunicação e Relacionamento Interpessoal.
  2. Trilha Técnica: formação específica na área escolhida (Programação iOS, Redes 5G ou Computação em Nuvem).
  3. Imersão Profissional: oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em uma empresa parceira do programa, promovendo uma experiência prática no mercado de trabalho.

Os cursos têm carga horária total de 480 horas e são realizados na modalidade de Ensino à Distância (EaD), com duração de um ano. As inscrições estão abertas até o dia 26 de junho de 2024 através do site Capacita Brasil IFCE. O início das aulas está programado para o dia 8 de julho de 2024.

O coordenador do projeto, professor Antônio de Barros Serra, destaca a importância do programa para o desenvolvimento de novos talentos na área de TI, preparando profissionais altamente capacitados para um mercado em constante expansão.

Para participar, os interessados devem providenciar os seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Mais informações estão disponíveis no edital completo.

Este projeto é apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei n.º 8.248, de 23 de outubro de 1991, conforme regulamentação da Portaria MCTI Nº 5.275, de 5 de novembro de 2021, com gestão da Softex.

Com informações do jornalista Vinícius de Oliveira –  Assessoria de Imprensa
Zeudir Queiroz