Eleições 2024

BARCO PESQUEIRO COM LAGOSTA É APREENDIDO POR FISCAIS DO IBAMA NO CEARÁ

 Fiscais do Ibama apreenderam no mar na tarde deste sábado (21) um barco com cinco homens que realizavam pesca de lagosta com compressores na região de Cascavel, a 56 km de Fortaleza. Os pescadores foram presos por policiais militares ambientais e encaminhados para a Polícia Federal. O barco ficará retido em um depósito do Ibama.
A pesca de lagosta no período do defeso e a utilização de compressores são crimes ambientais. De acordo com o chefe de fiscalização do Ibama, Rolfran Ribeiro, esta é a primeira apreensão do ano no Ceará e faz parte da operação Argus Mar I que intensifica a fiscalização da pesca predatória da lagosta. Até às 17 horas deste sábado, o Ibama não tinha realizado a contagem da quantidade de lagostas e peixes encontrados no barco.
Defeso
O período do defeso da lagosta vai de 1° de dezembro de 2011 a 31 de maio de 2012. De acordo com o Ibama, quem não seguir as regras do defeso estará sujeito a apreensão da carga e aplicação de multa, seja pessoa física ou jurídica. O valor da multa varia de R$ 700 a R$ 100 mil e, somente em 2011, segundo levantamento do Ibama, foram aplicadas 73 multas relacionadas à pesca predatória da lagosta e apreendidos 3.500 kg de lagosta. Além de 80 pescadores autuados.

 Fonte: G1 Ceará
Imagem: Tv Jangadeiro

Zeudir Queiroz