Anel Viário: Obras estão com 55% de execução

A estrada liga as rodovias CE-040, na cidade de Eusébio, até a BR-020, em Caucaia, passando ainda por Itaitinga, Maracanaú e Maranguape FOTO: NATINHO RODRIGUES
A estrada liga as rodovias CE-040, na cidade de Eusébio, até a BR-020, em Caucaia, passando ainda por Itaitinga, Maracanaú e Maranguape
FOTO: NATINHO RODRIGUES
As obras de requalificação do Anel Viário, na Região Metropolitana de Fortaleza, estão 55% concluídas, de acordo com o Departamento Estadual de Rodovias (DER), órgão responsável pelos serviços. O empreendimento, iniciado em março de 2010, deve ser concluído até dezembro de 2015, fazendo parte do Plano de Logística de Transporte do Porto do Pecém. O valor total da obra é de R$ 226 milhões e até agora foram gastos R$ 136 milhões. Todo o recurso provém do governo federal, por intermédio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Em dezembro de 2011, o governo do Estado assumiu a execução dos serviços, mediante convênio com aquele órgão. Os trabalhos estão sendo feitos pelo consórcio Galvão/EIT, com nove frentes de operários em dois turnos. A estrada liga as rodovias CE-040, no Eusébio, até a BR-020, em Caucaia, passando ainda por Itaitinga, Maracanaú e Maranguape, totalizando 32Km de extensão. Segundo o DER, a nova pista receberá pavimento em concreto ao longo de 26 Km, sendo os seis restantes em asfalto. A intenção ao priorizar o material rígido é proporcionar mais durabilidade à via. Sinalização Outra característica do novo Anel Viário é a largura das faixas, que passarão dos atuais 11 metros para 33m. A extensão inclui canteiro central, ciclovias laterais, retornos, acostamentos e nova sinalização. Até agora, estão liberados para tráfego 6 Km no novo padrão, situados no trecho entre a Lagoa do Tabapuá e o entroncamento da BR 020-222. Até o fim deste ano, outros seis quilômetros devem ser disponibilizados para receber o fluxo de veículos. Do total da obra, já existem feitos 25 Km de pavimentação, sendo 19 de estrutura rígida e seis de flexível. Segundo o DER, isto representa 80% dos serviços de terraplenagem e 70% da implantação do concreto na via. Ainda falta ser iniciada a construção do viaduto do Alto Alegre, prevista ainda para este mês. O Anel Viário da RMF recebe, hoje, grande demanda de veículos de grande porte, como carretas, caminhões e ônibus, que se juntam a carros de passeio e motos. Bruno Mota Repórter Fonte: Diário do Nordeste
Zeudir Queiroz

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