Canindé – Desde abril do ano passado a população de Canindé enfrenta racionamento de água. De acordo com o presidente do Sistema Autônomo e Água e Esgoto (SAAE) deste município do Sertão Central, os três reservatórios, Sousa, São Mateus e Escuridão, os dois primeiros na periferia da cidade e o último, a cerca de 22Km, estão praticamente secos. Apenas no Sousa, há capacidade de captar um pouco mais de água, ainda restam dois metros de lâmina d’água. Mas será preciso uma manobra especial para realizar o bombeamento, explicou o presidente do SAAE, Nelson Bandeira.
Atualmente, o abastecimento na cidade está dividido em dois setores. De um lado da cidade está situado o bairro Alto da Guaramiranga. A rede dele se estende para outros três bairros, sendo eles Alto do Moinho, Palestina e Jubair. Eles recebem água num dia da semana, no outro dia é a vez da outra área da cidade. Mas só a manobra realizada pelo SAAE não está resolvendo. As partes mais altas estão recebendo o abastecimento através de carros pipa. A Prefeitura de Canindé está distribuindo caixas d’água, para amenizar o problema. Mas para a distribuição a água da rede passa obrigatoriamente pelo Centro de Canindé. Cabe à consciência desses moradores deixar a água chegar mais facilmente aos outros bairros.
Na avaliação de Bandeira, o abastecimento vai melhorar quando a adutora ligando o açude General Sampaio à rede do SAAE estiver pronta. E estimativa de prazo da obra é de 120 dias. Foi iniciada no fim do mês passado, mas pela agilidade constatada na instalação dos dutos de engate rápido, deverá estar concluída antes dos festejos de São Francisco, com programação prevista de 9 a 18 de outubro, logo após as eleições. Mais 500 mil pessoas estarão em Canindé nesse período. A população atual de Canindé é de 75 mil habitantes. Além de Canindé, Caridade e Paramoti, também em situação crítica de abastecimento, serão beneficiados. O SAAE continuará distribuindo panfletos e ele, realizando palestras, de conscientização. A seca pode se prolongar, ressalta.
Noutras cidades da região, como Quixeramobim e Boa Viagem, o momento é de campanha de conscientização, para evitar desperdício de água. Os reservatórios desses municípios estão em nível critico de água. O açude Fograreiro, principal fonte hídrica de Quixeramobim, o Vieirão, de Quixeramobim estão com menos de 10% de sua capacidade. Por esse motivo os SAAEs dos dois municípios estão alertando para o risco de racionamento. Mesmo com a água garantida, através das adutoras interligadas a outros açudes, o desperdício deve ser evitado ao extremo, orientam os gestores públicos
Fonte: Diário do Nordeste
- Suspeito de abuso sexual contra crianças e adolescentes é preso em flagrante em Acaraú - 21 de novembro de 2024
- Parque Nacional de Jericoacoara será gerido por empresa privada e terá cobrança de ingressos - 20 de novembro de 2024
- STF Convoca Mauro Cid para novo depoimento sobre plano de assassinato de Lula e Moraes - 20 de novembro de 2024