Academia de Letras dos Municípios faz homenagens no Palácio da Luz

Fortaleza. A Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará (Almece) comemorou na noite de ontem, em sua sede,na rua do Rosário, Nº 01 – Palácio da Luz no Centro de Fortaleza, o seu 30º aniversário de fundação. No evento foi  lançada a 9ª edição da Revista da Academia e apresentada a 10ª coletânea da Almece. Nas duas publicações os leitores e os que apreciam a literatura cearenses, encontrarão poesias, discursos, contos e crônicas também escritos por 50 acadêmicos da entidade. De acordo com presidente da instituição, Francisco Lima Freitas, a Revista da Associação é comemorativa aos 30 anos da Almece e vem com o intuito de destacar o contexto da literatura cearense, mas voltada aos municípios que os articulistas da publicação representam.
Já a 10ª coletânea da Almece foi lançada em setembro deste ano por ocasião da programação festiva aos 30 anos da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará. No livro há um diferencial se comparado à Revista: alguns assuntos inseridos na publicação destacam a vida e a obra da entidade. “Essas publicações são de extrema importância, pois não se admite que uma Academia de Letras que não produza obra literária, pois o objetivo é justamente divulgar a produção literária. E isso a Almece vem fazendo com muita sabedoria. É uma Academia vanguardeira”, explica o presidente da entidade.
Durante a solenidade em comemoração aos 30 anos da Almece houve também um momento de homenagens. Foram agraciadas com títulos honoríficos as seguintes personalidades do círculo sócio-cultural da Academia: dom Edmilson Cruz e Raimundo Nonato Ximenes (Acadêmicos Honorários), deputado Mauro Benevides e prefeito de Aracoiaba, Antônio Cláudio Pinheiro (Sócios Eméritos), Francisco Rufino Silva, Ana Maria Pereira Jereissati, Zeudir Queiroz, Regina Maria Holanda Amorim e Paulo Neves (Sócios Honorários), Thiago Dantas Ferreira Lima (Mérito Cultural) e Marcelo Raphael H. Oliveira (Amigo da Almece). Os presentes tiveram a  oportunidade de acompanhar uma apresentação dos cantores líricos Alvarus Moreno e Auzeneide Candido, e dos pianistas Haydée Campelo e Enoque Martins.
A Academia de Letras Municipais do Estado do Ceará foi criada como veículo divulgador das letras municipais do todo o Brasil, com sede em São Paulo. O trabalho iniciado por Nenzinha Galeno, falecida em 1989, teve continuidade com a escritora Alayde de Sousa Lima, os acadêmicos Meton Maia e Silva, Agostinho Cardoso Neto, Francisco Paiva Lima e Francisco Lima Freitas, atual presidente. A Academia tem como objetivo congregar todos os profissionais liberais, jornalistas, poetas, escritores e afins, que desejem escrever e incentivar a cultura literária, artística e desportiva de seus municípios e sucursais, buscando o aprimoramento sociocultural e educacional das comunidades municipais.
O Deputado  Mauro Benevides, discursou em nome dos homenageados. Ele falou da importância da ALMECE para a sociedade cearense, e relembrou importantes momentos vividos no Palácio da Luz, no passado sede do Governo do Estado e hoje abrigo de várias instituições culturais. E Destacou ainda, seu empenho na liberação de recursos para revitalização daquele importante prédio de nossa capital.
Redação Jornal dos Municípios
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: