Eleições 2024

3ª Bienal criança tem início em Paracuru e Trairi com programação artística gratuita

Foto: Reprodução

As cidades de Paracuru e Trairi, no litoral oeste do Ceará, serão as primeiras a receber a programação da 3ª Bienal Criança, que inicia nesta sexta-feira, 11 de outubro, e segue até o sábado, 12 de outubro. Durante os dois dias, o público poderá prestigiar quatro espetáculos de dança e teatro, sendo três deles coproduções da Bienal Criança com os grupos participantes, como parte do projeto Percursos de Criação. A abertura oficial acontecerá em Paracuru, às 19h, no Teatro David Linhares.

A Bienal Criança integra a VIII Bienal Internacional de Dança do Ceará – De Par Em Par e acontece de 11 a 26 de outubro, com atividades nas cidades de Paracuru, Trairi, São Gonçalo do Amarante, Fortaleza, Pacatuba e Juazeiro do Norte. Ao todo, serão cerca de 90 atividades culturais, incluindo apresentações, oficinas, workshops, seminários, mostra de vídeos e visitas guiadas. A entrada para toda a programação é gratuita e funciona por ordem de chegada.

Programação em Trairi

Em Trairi, a Bienal Criança chega à Escola de Ensino Fundamental Jonas Henrique de Azevedo. Na sexta-feira, 11 de outubro, às 15h, a Escola de Dança de Paracuru apresentará o espetáculo “Retalhos”, seguido da peça “O que você tem na cabeça”, resultado do Percurso de Criação, conduzido pelo coreógrafo Jorge Garcia, com participação da Paracuru Cia de Dança e da Escola de Dança de Paracuru.

No sábado, 12 de outubro, às 10h, será a vez da peça “A Viagem de um Barquinho”, uma coprodução do Pavilhão da Magnólia e da Bienal Criança, com direção de Miguel Vellinho, baseada no texto de Sylvia Orthof.

Programação em Paracuru

A programação em Paracuru será no Teatro David Linhares, localizado no Centro Cultural Companhia de Dança. A cerimônia oficial de abertura acontece na sexta-feira, 11 de outubro, às 19h, e contará com a presença de David Linhares, diretor da Bienal, e de parceiros e artistas da dança, como Flávio Sampaio, diretor da Paracuru Cia de Dança. Após a abertura, será apresentado o espetáculo “O que você tem na cabeça”, conduzido por Jorge Garcia.

No sábado, 12 de outubro, às 19h, o Teatro David Linhares recebe a peça “Alie e as estrelas”, uma adaptação de Fran Teixeira para o Teatro Máquina, baseada na obra O Plano Secreto de Alie, de Bárbara Cabeça, Lux Farr e Noá Bonoba.

Oficinas e Mostra de Cinedança em Paracuru

A Bienal Criança continua em Paracuru durante a semana com mais atividades. Nos dias 14 e 15 de outubro, a Escola de Dança de Paracuru receberá duas oficinas: “Brincando de videodança com REDIV”, destinada a crianças, e “Como as redes sociais me afetam?”, para jovens de 15 a 19 anos. Ambas fazem parte do projeto Futuros Emergentes, que busca promover mobilidade artística entre a América do Sul e a Suíça.

Já nos dias 16 e 17 de outubro, acontecerá a Mostra de Cinedança para Crianças, também na Escola de Dança de Paracuru, com exibições abertas ao público.

Quem faz

A 3ª Bienal Criança é apresentada pelo Ministério da Cultura e Petrobras, como parte do programa Petrobras Cultural. A iniciativa é realizada pela Indústria da Dança e pelo Governo Federal, com apoio de diversas instituições, incluindo o Governo do Ceará, o Complexo do Pecém, a Cegás, e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A Bienal conta ainda com a parceria de várias prefeituras e instituições culturais, além de integrar a Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará.

Serviço:

VIII Bienal Internacional de Dança do Ceará – De Par Em Par – 3ª Bienal Criança
Quando: De 11 a 26 de outubro de 2024
Locais: Trairi (11 e 12/out), Paracuru (11 e 12/out), São Gonçalo do Amarante (15/out), Fortaleza (18, 22, 23, 24, 25 e 26/out), Pacatuba (21, 23, 24 e 26/out), Juazeiro do Norte (24 e 25/out)
Programação completa: Disponível em breve no site www.bienaldedanca.com e no Instagram @bienaldedanca
Entrada: Gratuita

Com informações de DÉGAGÉ

Zeudir Queiroz