Juazeiro do Norte. O centenário do Rei do Baião acontece em 2012. Mas hoje, este Município comemora os 99 anos de nascimento de Luiz Gonzaga. Sanfoneiros do Cariri se reúnem no Núcleo de Arte e Cultura Marcos Jucier, no Pirajá, para render homenagens a um dos maiores símbolos do Nordeste. São 70 anos de música. Também será realizada palestra e apresentações de vídeos sobre a trajetória do cantor.
O evento será iniciado às 19 horas. A partir de março do próximo ano, acontece uma exposição itinerante por 27 capitais do Brasil, com objetos que pertenceram ao Rei e fotos inéditas, na homenagem aos seus cem anos.
O dia 13 de dezembro, data de nascimento do cantor, passa a ser sagrado para grande parte dos sanfoneiros que tem inspiração na originalidade do Rei com a música para poder tocar. Na roda de sanfoneiros, que será realizada hoje, muitos confirmaram o nome, segundo a coordenação do evento, mas vale a espontaneidade dos admiradores de Luiz Gonzaga.
A difusão do trabalho de Gonzagão passou a ser uma tarefa de vida para o produtor cultural Reginaldo Silva. A mobilização para festejar o nascimento de Luiz Gonzaga tem a sua coordenação. A exposição itinerante, que já viajou por várias capitais brasileiras, começou em Juazeiro. Na região, onde Luiz Gonzaga sempre marcava presença e tinha um carinho especial, são replicadas as homenagens. Uma delas aconteceu na Câmara Municipal do Crato, com uma sessão dedicada ao cantor em data recente.
- Ceará garante vaga na Série A de 2025 com empate e ajuda dos resultados da rodada - 24 de novembro de 2024
- Prefeito eleito de Choró se entrega à polícia após operação do MP-CE - 24 de novembro de 2024
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024