Em maio deste ano, o papa Francisco já havia condenado o crime organizado, citando, inclusive, as quatro principais máfias do país
Investigações realizadas na região italiana da Calábria apontam que papa Francisco estaria sofrendo ameaças da organização criminosa ‘Ndrangheta’, segundo o promotor Nicola Gratteri. De acordo com o promotor, o empenho do pontífice para promover reformas na Igreja Católica tem irritado os líderes mafiosos.
A região da ‘Ndrangheta é considerada pelos especialistas italianos como a organização criminosa mais perigosa e imprevisível do país, devido ao seu complexo sistema organizacional. “Eu não posso dizer se o grupo está prestes a fazer alguma coisa, mas é importante pensar no perigo”, declarou o promotor. “Se a máfia puder parar o papa, vai pensar em maneiras de fazer isso.”
De acordo com Gratteri, os criminosos que até agora eram beneficiados pelo “silêncio” da igreja estão se sentindo pressionados. “Por muitos anos, a máfia lavou dinheiro com o consentimento da Igreja. No entanto, agora, o papa está desmantelando os polos de poder econômico dentro do Vaticano e isso pode ser perigoso”, alertou Gratteri.
Segundo investigações do promotor, chefões do crime organizado no sul da Itália mantêm relações fortes e discretas com sacerdotes locais, o que facilita a prática dos crimes. Mesmo praticando esses crimes, o levantamento feito por Gratteri aponta que esses criminosos são católicos praticantes.
Em maio deste ano, o papa Francisco já havia condenado o crime organizado, citando, inclusive, as quatro principais máfias do país – incluindo a ‘Ndrangheta.
Fonte: http://www.cnews.com.br
Últimos posts por Zeudir Queiroz (exibir todos)
- Ceará garante vaga na Série A de 2025 com empate e ajuda dos resultados da rodada - 24 de novembro de 2024
- Prefeito eleito de Choró se entrega à polícia após operação do MP-CE - 24 de novembro de 2024
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024