Prática seria uma das responsáveis pelo aumento da fome e propagação de doenças em comunidades indígenas, segundo presidente

O garimpo ilegal polui a água consumida pela população, porque lança mercúrio e outros produtos tóxicos nos rios, causando doenças entre os moradores. Além disso, prejudica a produção de alimentos, com a destruição das florestas, gerando aumento da caça ilegal e ocasiona o avanço da fome nas comunidades tradicionais.
O presidente estava acompanhado das ministras da Saúde, Nísia Trindade, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. A portaria que declara emergência de saúde pública na Terra Indígena Yanomami, localizada em Roraima, foi publicada na noite de ontem, sexta-feira (20).
Com a declaração de emergência, o governo criou o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE – Yanomami), que será coordenado pela Secretaria Nacional de Saúde Indígena. A partir da publicação em Diário Oficial, o poder público fica autorizado a deslocar recursos humanos e insumos para atuar no caso.
Últimos posts por Zeudir Queiroz (exibir todos)
- Prefeitura de Caucaia e Governo do Ceará inauguram novo Mercado Público das Malvinas - 27 de junho de 2026
- Estudantes de Fortaleza terão Passe Livre todos os dias a partir de 1º de julho - 27 de junho de 2026
- Prefeitura prepara famílias para ocupação do Residencial Santo Antônio I - 26 de junho de 2026
