Eleições 2024

Caucaia nomeada uma das cidades do Brasil mais confortáveis para se viajar

Praia do Cumbuco
Praia do Cumbuco
Praça da Matriz de Caucaia
Praça da Matriz de Caucaia

Mesmo que para muita gente as férias seja uma forma de sair da rotina e fugir do habitual, no fundo todo mundo espera poder chegar em um lugar agradável e ser recebido de braços abertos. A segurança, o conforto e a qualidade dos serviços geralmente entram na lista das prioridades quando vamos ficar fora de casa por alguns dias, ou até semanas.

As férias tão planejada com toda a família precisa ter a garantia que todos estarão bem acomodados. Mesmo uma rápida viagem de negócios pode ter espaço na agenda para relaxar à beira da piscina. E, claro, qualquer viagem para o exterior merece uma cama bem confortável para o descanso no fim do dia depois de tantos passeios.

Com base nas avaliações dos usuários da Expedia Brasil em 2015, determinamos as 36 cidades mais confortáveis do Brasil. As informações foram definidas através dos comentários e os maiores índices de conforto dos hotéis, assim como a qualidade dos serviços. A pontuação mais alta entre as cidades foi de 4.75 de 5 e a última cidade obteve uma pontuação de 4. Confira algumas dicas das 10 primeiras da lista:

1. Santo André, São Paulo

Localizada no Grande ABC, região metropolitana paulista, Santo André é tranquilamente diferente da sua grande vizinha São Paulo. Em qualquer breve visita dá pra conhecer um dos planetários mais modernos do Brasil e, com um pouquinho mais de tempo, vale a pena fazer o passeio de trem Expresso Turístico Paranapiacaba, que faz uma parada na estação Prefeito Celso Daniel para pegar os passageiros no caminho.

2. Lagoa Santa, Minas Gerais

A cidade já bem conhecida pelas suas inúmeras cavernas cobertas com pinturas rupestres está a apenas 35km da capital, em meio as belezas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Lagoa Central é o ponto de encontro para relaxar e fazer um tour gastronômico, enquanto as trilhas e os tesouros do Parque Estadual do Sumidouro – destaque para a Gruta da Lapinha – esperam pelos mais aventureiros.

3. Olímpia, São Paulo

Considerado um dos polos turísticos mais importantes do Estado de São Paulo, a cidade orgulhosamente ostenta o título de “Capital do Folclore” onde, além de reunir um dos mais completos acervos no Museu do Folclore, Olímpia também promove um evento anual sobre o tema. As águas de fonte mineral, naturalmente aquecidas pelas rochas submersas, também fazem o maior sucesso no Clube Thermas dos Laranjais, um dos mais importantes parques aquáticos do país.

4. São José dos Pinhais, Paraná

Reconhecida como uma das cidades mais antigas da região Metropolitana de Curitiba, São José dos Pinhais é expert no turismo rural. No roteiro turístico “O Caminho do Vinho”, além de apreciar a beleza dos parreirais, é possível conhecer e experimentar delícias no caminho entre adegas, cantinas e cafés coloniais. Dentre os cenários naturais, parques, bosques e cachoeiras são perfeitos para aproveitar o dia ao ar livre. Destaque para a Cachoeira dos Ciganos e o Saltinho Ribeirão do Meio.

5. Macaé, Rio de Janeiro

A paisagem dominada pelo imponente pico do Frade e as maravilhosas praias e lagoas é apenas um dos destaques da “Princesinha do Atlântico”. Dentro dos seus 23 quilômetros de litoral, além de encontrar ótimos hotéis no Rio de Janeiro, o Arquipélago de Sant´Anna, um dos principais santuários ecológicos de Macaé, merece uma visita. Já a Lagoa de Imboassica é um recanto perfeito para caminhadas, passeios de bicicleta e ainda apreciar um belíssimo pôr do sol.

6. Bauru, São Paulo

O famoso polo universitário do interior paulista tem delícias que não podem ficar de fora da programação. Primeiro o popular e original sanduíche de rosbife, tomate e mussarela que leva o nome da cidade e, de sobremesa, vale um churros do Oba-Oba na Praça da Paz. Para fazer a digestão e relaxar em meio a natureza, uma passeio pelas trilhas do Jardim Botânico ou do Horto Florestal podem completar o dia.

7. Vitória, Espírito Santo

Bem no coração da Região Metropolitana do Espírito Santo, as atrações da Ilha de Vitória – formada por um arquipélago de 33 ilhas e mais a área continental – se dividem entre as praias, mangues, encostas e enseadas. O centro histórico guarda um belíssimo acervo cultural e, entre os costumes é ícones regionais, a visita ao Galpão das Paneleiras é tão inevitável como experimentar a torta e a moqueca capixaba.

8. São Carlos, São Paulo

A combinação do clima ameno e as paisagens de altitude faz de São Carlos um local super agradável, também muito procurado pelas inúmeras cachoeiras e curiosas formações geológicas. Para uma programação local interessante, todos sábados das 10h ao meio dia, a praça do Mercado Municipal torna-se palco de apresentações culturais. Se a agenda permitir, todos os anos durante um final de semana em abril, a Festa do Clima toma conta da cidade.

9. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Com tantas belezas, talvez alguns passeios alternativos sejam a solução para conhecer os encantos da Cidade Maravilhosa. Há diversos roteiros de helicóptero; os passeios de lancha até o arquipélago de Cagarras ou o tour pela Baía de Guanabara também são ótimas opções para apreciar as delícias cariocas; e em uma caminhada pela Orla Luiz Paulo Conde dá para conhecer o Museu do Amanhã, a Casa França-Brasil, e mais dezenas de atrações culturais.

10. Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

No alto da Serra Gaúcha, a cidade de gente acolhedora e de uma natureza exuberante é também disputada pela farta gastronomia e as diversas atividades de ecoturismo. A “Capital Brasileira da Uva e do Vinho” é a casa do Vale dos Vinhedos – principal destino enoturístico do Brasil. Durante o ano inteiro Bento Gonçalves promove eventos temáticos, com destaque para os atrativos de inverno e a festa “Natal Bento”, em dezembro.

11. Itajaí, Santa Catarina  

12. Blumenau, Santa Catarina

13. Ouro Preto, Minas Gerais

14. Teresópolis, Rio de Janeiro

15. Cabo Frio, Rio de Janeiro

16. Londrina, Paraná

17. Cuiabá, Mato Grosso

18. Marília, São Paulo

19. Caxias do Sul, Rio Grande do Sul

20. Poços de Caldas, Minas Gerais

21. Aparecida, São Paulo

22. Belém, Pará

23. Petrópolis, Rio de Janeiro

24. São José dos Campos, São Paulo

25. São Paulo, São Paulo

26. São José do Rio Preto, São Paulo

27. Belo Horizonte, Minas Gerais

28. Morro de São Paulo, Bahia

29. Caucaia, Ceará

30. Arraial d’Ajuda, Bahia

31. Campo Grande, Mato Grosso do Sul

32. Atibaia, São Paulo

33. Brasília, Distrito Federal

34. Caldas Novas, Goiás

35. Manaus, Amazonas

36. Mangaratiba, Rio de Janeiro

Fonte: viajando.expedia.com.br/

Zeudir Queiroz